Estratégia Nacional para a Arqueologia está hoje a ser discutida em Faro

Encontro presencial e pelas plataformas virtuais

A Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com o GT-Estratégia Nacional para a Arqueologia (GT_ENA) e a Rede Museus Algarve-Arqueologia (RMA-ARQ), está a realizar esta sexta-feira, dia 14, na Universidade do Algarve, um encontro no âmbito da auscultação pública sobre a “Estratégia Nacional para a Arqueologia”, de forma a promover uma alargada análise conjunta.

Esta consulta pública está a ser implementada em três momentos: primeiro passa pela consulta a entidades (museus, associações profissionais, centros de investigação, ONG, empresas, etc), depois incluirá inquéritos a municípios, e finalmente inquéritos a profissionais, investigadores, cidadãos.

«Pretende-se abranger todos os que, de alguma forma, participam em atividades arqueológicas, contribuem para o conhecimento, proteção, divulgação e valorização do património arqueológico», explica o Ministério da Cultura em nota de imprensa.

Esta reflexão conjunta é «uma oportunidade para estabelecer uma estratégia participada, abrangente e sustentada para a Arqueologia nacional».

O encontro vem permitir uma apresentação das linhas orientadoras desta auscultação pública e contribuir para uma melhor clarificação do pretendido com as análises já efetuadas dos eixos temáticos propostos.

«O resultado desta reunião de trabalho alargada irá consubstanciar-se num conjunto de contributos da região do Algarve para a “Estratégia Nacional para a Arqueologia”».

 

 
 



Comentários

pub