Estádio Algarve acolhe três jogos de Portugal com desejo de haver público nas bancadas

Dois jogos vão ser de qualificação para o Mundial (Irlanda e Luxemburgo) e um de preparação (Qatar)

Foto: Nelson Inácio | Sul Informação – Arquivo

A seleção nacional A vai disputar três jogos – um em Setembro e dois em Outubro -, no Estádio Algarve, anunciou esta terça-feira, 18 de Maio, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), numa conferência de imprensa realizada em Faro. As partidas são uma «grande notícia» para a região e há um «grande objetivo» já definido: ter público nas bancadas.

A sede da Associação de Futebol do Algarve (AFA) recebeu hoje Fernando Gomes, presidente da FPF, para o anúncio destes três encontros de Portugal, no Algarve, no espaço de mês e meio, algo que é inédito.

O primeiro jogo, de qualificação para o Mundial de 2022, será a 1 de Setembro, entre Portugal e a Irlanda, a partir das 19h45. Segue-se, a 9 de Outubro, um encontro de preparação frente ao Qatar, país que tem a curiosidade de organizar o Mundial.

Este périplo da seleção terminará a 12 de Outubro.

Nesse dia, Portugal defrontará o Luxemburgo, em mais um jogo de qualificação para o Campeonato de Mundo, que, à semelhança do amigável com o Qatar, ainda não tem hora definida.

 

Fernando Gomes, presidente FPF – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Inicialmente, apenas estava previsto que o jogo com a Irlanda se disputasse no Algarve, mas Fernando Gomes explicou que estas três partidas querem ajudar «uma região que necessita da retoma da economia e do turismo».

«A Federação não pode deixar de ajudar à recuperação económica e de ir ao encontro das necessidades de cada região, de cada cidade. Escolhemos o Algarve com muito gosto e é um grande prazer regressar a uma região que tanto precisa de boas notícias», considerou o presidente da FPF.

Este responsável também vincou um desejo claro: «esperamos que a situação da pandemia esteja noutro ponto e seja possível que os jogos tenham público».

Em declarações aos jornalistas, Reinaldo Teixeira, presidente da Associação de Futebol do Algarve, definiu mesmo a presença de adeptos nas bancadas como «um grande objetivo».

«Acho que há razões para que isso aconteça. Os estádios têm condições para, com as devidas regras, receber público. Já demostrámos que somos gente ordeira e acredito que haja esse bom senso e essa abertura da Direção-Geral da Saúde», considerou.

Na opinião do presidente da AFA, a vinda da seleção ao Algarve é «uma boa notícia» e, mesmo uma eventual nega das autoridades de saúde face à presença de público, não belisca esse sentimento.

 

Reinaldo Teixeira – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«Com público não só a questão económica e de motivação para os atletas e o colorido é incomparável. Não havendo público, não o queremos, mas admitamos que aconteça, só o facto de a nossa região passar uma imagem além-fronteiras já é gratificante. Quer o Qatar, que é um grande centro de negócios, quer principalmente a Irlanda e Luxemburgo são países importantes para o turismo no Algarve», disse.

Os autarcas dos dois municípios que gerem o Estádio Algarve (Loulé e Faro) também marcaram presença na conferência de imprensa de apresentação deste plano de jogos da seleção e ambos saudaram a escolha da Federação.

«É uma grande satisfação receber a seleção e colocar ao dispor do país um equipamento desportivo de grande qualidade, numa região extraordinária e com um público que ama o futebol», disse Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

Já Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, confessou que é uma «alegria receber a seleção de Portugal num caminho que se espera vitorioso rumo ao Mundial de futebol», sendo estes jogos «também um prémio para os adeptos, especialmente os mais novos».

E a verdade é que a época desportiva arrancará no Algarve com três partidas de Portugal, algo que é inédito, pois é a primeira vez que a seleção das quinas disputará três jogos na região num espaço de tempo tão curto.

Até agora, como vincou Reinaldo Teixeira, o Estádio Algarve tem sido talismã para Portugal: em 15 jogos, houve 10 vitórias lusas, 5 empates e nenhuma derrota.

 

 

 



Comentários

pub