Encontro na UAlg debate e prepara o futuro da Psicologia

Encontro de Psicologia da UAlg vai decorrer no dia 5 de Maio com transmissão online

O caminho dos futuros psicólogos e as novas abordagens científicas da Psicologia vão estar em destaque esta quarta-feira, 5 de Maio, na 19ª edição do Encontro de Psicologia da Universidade do Algarve que, este ano, decorrerá online, na página da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS).

Com mais de 250 pessoas inscritas, o encontro vai reunir investigadores da área, parceiros institucionais, docentes e estudantes dos diversos ciclos de estudos em Psicologia.

Este encontro é organizado pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS).

O psicoterapeuta psicanalista Manuel Matos, fundador da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, dará o pontapé de saída ao Ciclo de Conferências, «trazendo excertos de supervisão clínica para abordar os aspetos inovadores da psicanálise relacional ao nível da teoria e da técnica psicanalítica», segundo a Universidade do Algarve.

Haverá também espaço para as neurociências cognitivas. A investigadora Inês Bramão, a partir da Universidade de Lund, na Suécia, «partilhará como a leitura de ondas cerebrais revela processos de codificação e recuperação de memórias, tendo por base o trabalho que tem desenvolvido, aplicando técnicas de machine learning a dados de eletroencefalografia».

Na carteira de conferencistas, este ano alargada, estará Vítor Ortuño, antigo aluno de Psicologia da Universidade do Algarve que leciona atualmente na Faculdade de Psicologia da Universidad de la República, no Uruguai.

Na sua intervenção, o palestrante apresentará os resultados de diversos estudos nacionais e internacionais sobre a importância da “Perspetiva Temporal” no entendimento dum amplo conjunto de comportamentos e cognições.

A fechar o encontro, Diniz Lopes, investigador e atual diretor do Departamento de Psicologia Social e das Organizações do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa, apresentará os resultados de um estudo dedicado ao abandono de animais de companhia e a relação da condição psicológica com este fenómeno.

Tal como nas edições anteriores, além da componente científica, o encontro serve ainda «para estreitar laços entre os futuros psicólogos e os parceiros que se propõem a acolher os estágios curriculares», diz a UAlg.

Dezenas de instituições terão oportunidade de apresentar o trabalho que desenvolvem, de forma a que se constituam numa oportunidade para os finalistas do Mestrado.

«Os estudantes dos diferentes ciclos de estudos encontram, por seu lado, em mais uma edição do Encontro, espaço para exporem o trabalho realizado ao longo do seu percurso académico», afirma a organização.

Serão constituídas ainda mesas dedicadas à Psicologia Clínica e da Saúde, à Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, à Psicologia da Educação e, por fim, às Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia.

 



Comentários

pub