Empresas de Portimão com venda ao postigo serão apoiadas pelo Ministério da Economia

Quatro mil vacinas destinadas aos maiores de 60 anos chegarão na próxima semana

Os empresários de Portimão que têm estado a vender ao postigo, devido às restrições impostas para combate à Covid-19, receberão «em breve» apoio financeiro por parte do Ministério da Economia, enquanto na próxima semana chegará um lote de quatro mil vacinas, garantindo a vacinação de todos os maiores de 60 anos do concelho. Estas são as medidas que saíram da reunião de ontem ao final do dia, em Lisboa, entre Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, e o primeiro ministro António Costa.

O encontro foi solicitado pela autarca com caráter de urgência, mal foi divulgada a decisão tomada em Conselho de Ministros, que impede Portimão de retomar o processo de desconfinamento, a partir deste sábado, 1 de Maio, ao contrário do resto do país.

Na reunião, Isilda Gomes defendeu junto de António Costa argumentos no sentido de demover essa decisão governamental, considerada «uma enorme injustiça». Apesar de ter alcançado alguns objetivos, não conseguiu demover o chefe de Governo da decisão de manter Portimão, pelo menos mais uma semana, na fase 1 de desconfinamento, enquanto quase todos os outros concelhos do país avançam hoje para a quarta e última fase.

«Havia três pontos fulcrais que nos preocupavam, o primeiro dos quais relativo à vacinação de todos os maiores de 60 anos, pois são necessárias quatro mil vacinas para que esse objetivo seja atingido rapidamente, sendo que os Censos 2011 apontaram a existência no município de 13.500 cidadãos nessa faixa etária. O senhor primeiro-ministro garantiu que, no início da próxima semana, essa remessa chegará a Portimão. A partir da concretização deste propósito, a capacidade de transmissão do vírus será muito inferior», sublinhou a presidente, em entrevista à SIC, ontem à noite logo após a reunião no Palácio de São Bento.

Outra questão resolvida teve a ver com «o auxílio direto e rápido aos nossos empresários que têm estado a vender ao postigo, o que me foi assegurado por António Costa, sendo esse apoio prestado pelo Ministério da Economia. Portanto, vai chegar algum dinheiro às nossas empresas, que estão a ter problemas económicos gravíssimos», destacou Isilda Gomes.

«Por fim, e no que toca à regra dos 120 casos, que consideramos injusta e iníqua, colocámos algumas evidências, tentando convencer o primeiro-ministro a alterá-la, para que, mal se atingisse um número igual ou inferior houvesse o imediato e automático desconfinamento», acrescentou a autarca.

No entanto, «o melhor que conseguimos foi a promessa que a regra será revista em Maio, com avaliações semanais, a primeira já esta quinta-feira, dia 6. Se nessa data Portimão estiver abaixo dos 120 casos, desconfina totalmente, passando logo da fase 1 para a 4, o que aliviará de imediato os nossos empresários, que acima de tudo querem é trabalhar e lutar pela vida», explicou.

 

Isilda Gomes com o secretário de Estado da Saúde, na segunda-feira, na abertura do Centro Municipal de Vacinação

 

«Qualquer dia em que estão fechados é um dia a mais, porque a venda ao postigo não representa praticamente nada na economia da empresa, serve só para manter a porta aberta», admitiu Isilda Gomes.

Na sua opinião, «a abertura das esplanadas e dos restaurantes, assim como todos os eventos que possam decorrer a partir de quinta-feira, isso sim, é o que nós queremos, ou seja, uma vida normal, cumprindo as regras».

Sobre o caderno de encargos apresentado ao Governo há duas semanas, onde eram feitas algumas reivindicações, Isilda Gomes assinalou que «metade já foram atendidas, como uma maior fiscalização por parte das forças e serviços de segurança e um maior acompanhamento médico dos pacientes com Covid-19».

«Apesar de ter razões para estar triste por não termos conseguido as restantes, regras são regras e devemos cumpri-las. No entanto, uma das coisas que também solicitávamos era que se tivesse em linha de conta a taxa de positividade e o número de testes realizados, cerca de 5120 nos últimos 14 dias, sobretudo nos lares e na comunidade escolar, e com pouquíssimos casos positivos. Mas temos que nos conformar com as normas estabelecidas para todos os municípios, na certeza de que continuarei a lutar por Portimão e pelos portimonenses, reivindicando sempre que tal se justificar», acrescentou a presidente da Câmara, na sua entrevista à SIC.

«Não tenho grandes dúvidas de que desconfinaremos já na próxima avaliação, se bem que uma coisa esta pandemia nos ensinou é que nunca devemos dar nada por adquirido, pois, de um momento para o outro, pode surgir algum surto inopinado, como aquele que tivemos na construção civil e alastrou para as escolas, originando 740 pessoas em confinamento», advertiu.

Após reunião com António Costa, que Isilda Gomes considerou como «construtiva», a autarca endereçou «uma palavra de orgulho e agradecimento aos portimonenses, porque têm contribuído para baixarmos os números, ao ponto de estarmos prestes a ficar abaixo dos 120 casos, o que nos dá uma grande esperança de que no dia 6 de Maio possamos desconfinar».

Apesar destas garantias dadas pelo primeiro ministro, o sentimento dos mais de 50 mil portimonense é o de que «uma equipa que perde o primeiro jogo do campeonato, não pode estar automaticamente condenada a descer de divisão».

É que, segundo os dados da Direção-Geral de Saúde, há 15 dias, em 16 de Abril, a taxa de incidência em Portimão era de 382 casos por 100 mil habitantes, tendo passado para 159 no relatório mais recente, datado de ontem 30 de Abril. Ou seja, neste período de tempo, o concelho baixou a sua incidência cumulativa a 14 dias em 55%. Além disso, nos últimos sete dias, Portimão registou apenas 7 novos casos de Covid-19.

Apesar destes números, Portimão continua a estar sujeito às mesmas restrições de um concelho, como Odemira, onde duas das suas freguesias até foram colocadas sob cerca sanitária. Além disso, perto de três dezenas de municípios de todo o país (alguns deles no próprio Algarve) que, nos últimos 14 dias, tiveram tantos ou mais casos que Portimão, estão, a partir de hoje, na fase final do desconfinamento, com tudo aberto, enquanto Portimão continua ao postigo, com tudo fechado.

 



Comentários

pub