Empreendimento Terras da Verdelago plantou 200 árvores no Dia Mundial da Biodiversidade

As árvores plantadas foram pinheiros, medronheiros, sobreiros e azinheiras

O empreendimento Terras da Verdelago plantou este sábado, 22 de Maio, 200 árvores autóctones, como forma de assinalar o Dia Mundial da Biodiversidade. 

As árvores plantadas foram pinheiros, medronheiros, sobreiros e azinheiras, «algumas de grande porte e outras, simbolicamente, de porte mais pequeno», diz a Câmara de Castro Marim.

Dadas as limitações impostas pelo controlo da pandemia, os participantes foram as forças vivas da Assembleia de Freguesia de Altura e alguns locais. A próxima ação será dirigida aos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António.

«Além do cultivo das árvores, os participantes foram levados a conhecer os passadiços que serpenteiam a zona vegetal consolidada e que conduzirão os hóspedes do empreendimento até à praia», conta a autarquia.

«O projeto Verdelago desenvolve-se num terreno em que a biodiversidade é bastante alargada, desde charcas temporárias, pinhal manso, pinhal bravo, povoamento de sobreiros, lagoa, dunas, entre outros, que oferecem a possibilidade de desenvolvimento de um elenco de fauna e flora bastante diversificado», acrescenta.

Foi ainda possível observar as dezenas de caixas-ninho, já com as primeiras crias, instaladas no território do concelho, resultado de um protocolo celebrado com a Associação Vita Nativa, num projeto de “Alojamento Local para Aves”.

No âmbito do sistema de monotorização da Associação, já foram identificadas 64 espécies de fauna.

Esta foi uma das ações do Plano de Florestação do Verdelago que tem como objetivo plantar tantas árvores como o número de camas instaladas no Resort: ou seja, 2200.

De resto, este empreendimento tem sido, ao longo das décadas em que se prevê a sua implementação, muito contestado pelas organizações de defesa do ambiente, sobretudo por implicar a afetação de uma zona de pinhal manso e outros habitats mediterrânicos importantes.

 

 

 



Comentários

pub