EMARP celebra 20 anos com nova identidade visual

Portimão foi um dos primeiros municípios portugueses a assumir um formato de gestão empresarial para os serviços municipalizados com a criação da EMARP

A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) tem uma nova identidade visual, no ano em que se assinalam 20 anos de atividade e 70 da existência de serviços municipalizados. 

«Os dois marcos, de incontornável importância para a história portimonense, contribuíram para a decisão de repensar a marca desta empresa municipal», diz a EMARP, em nota de imprensa.

«Com 20 anos de atividade considerámos que este era o momento oportuno para olhar a marca EMARP de uma forma integrada e definir uma estratégia de comunicação clara e ajustada às necessidades atuais de um universo cada vez mais presente no digital, com públicos mais atentos e exigentes», acrescenta.

A revitalização da marca tem, segundo a EMARP, «o grande objetivo de promover um maior alinhamento entre a missão, a visão e o posicionamento da empresa e a forma como esta comunica, apresentando uma nova hierarquia de conteúdos, construindo um caminho de maior proximidade e apresentando ferramentas como o site, a aplicação digital e a própria fatura, com uma linguagem visual atual, apelativa e uma navegação mais dinâmica e interativa».

Através do atual rebranding «pretende-se dar um novo fôlego à marca existente, sem a descaracterizar, elevando-a para o patamar seguinte, refletindo valores de rigor e excelência, de uma empresa que se enquadra no movimento por um desenvolvimento sustentável, que se preocupa em “Cumprir no presente, Cuidar do futuro”».

De resto, esta assinatura da marca passará a incorporar os suportes de comunicação.

A nova identidade, já apresentada aos colaboradores através do jornal interno da empresa, será dada a conhecer aos munícipes com o contrato de água, juntamente com a próxima fatura, e também nas redes sociais.

O estudo de rebranding «foi efetuado internamente pelo gabinete de comunicação, criado recentemente, em estreita colaboração com outros setores da empresa».

A identidade visual será ativada nos seus canais de comunicação, online e offline, de forma gradual, evitando desta forma custos adicionais, situação que levará à coexistência de ambas as marcas, antiga e nova, durante um período de tempo.

«O novo conceito, apesar de manter a forma característica da antiga marca, surge com um design contemporâneo. A forma arredondada mantém a continuidade, mas a base das letras assume uma forma retilínea que sugere a estabilidade, o equilíbrio, a força, o profissionalismo e a eficiência da marca», diz a EMARP.

«A nova solução cromática, evidente numa mistura harmoniosa de tons de azul-escuro e claro, que preenche a arquitetura das letras, construídas com círculos e segmentos retos, tornam a marca dinâmica, modelar e apelativa. A letra “E” foi redesenhada para ganhar um estatuto identitário e assumir-se como o elemento diferenciador, que torna o todo mais fluído e versátil», acrescenta.

«O logotipo é apresentado em duas versões, ao alto e ao baixo. A versão ao baixo apresenta a marca de uma forma desconstruída, agregando os semicírculos na sua composição, com a adição de três cores: verde, azul e amarelo, associadas duplamente às suas principais áreas de atuação e à separação seletiva de resíduos», diz ainda.

Portimão foi um dos primeiros municípios portugueses a assumir um formato de gestão empresarial para os serviços municipalizados com a criação da EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, EM, SA, em 2001.

 



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