DiVaM está de volta com o tema “Património, Comunidade e Inclusão”

O programa será apresentado por Adriana Freire Nogueira

O programa DiVaM 2021, que tem como tema “Património, Comunidade e Inclusão”, vai ser apresentado este domingo, 23 de Maio, às 11h30, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira (Vila do Bispo).

As atividades culturais do DiVaM vão prolongar-se até Dezembro, nas Ruínas Romanas de Milreu (Estoi, Faro), Fortaleza de Sagres e Ermida de Guadalupe.

O DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – é um programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, desde 2014, que promove a aproximação das comunidades locais aos monumentos que lhes estão mais próximos, através de um conjunto de atividades culturais, artísticas, educativas e científicas, sendo esta também uma forma de dar a conhecer os monumentos e as atividades que aí terão lugar, ao público da região e todos os visitantes nacionais e estrangeiros.

Este ano, naquela que é a sua 8ª edição, o DiVaM é dedicado ao tema “Património, Comunidade e Inclusão”, e apresenta uma programação  sustentada nos princípios basilares da Convenção de Faro, através de projetos culturais que promovem a inclusão das comunidades no processo de construção patrimonial, colocando as pessoas e os valores humanos no cerne deste processo.

O programa será apresentado por Adriana Freire Nogueira, diretora Regional de Cultura, seguido de concerto no feminino, um projeto da ARTIS XXI – Associação de Educação Artística de Lagoa, que constitui a iniciativa que abre este ano a programação.

Com direção artística de Elsa Mathei, Ana Castanhito, na harpa, e Rute Gomes, na flauta transversal, este será um concerto que explora a forma como a mulher tem vindo a ser incluída no mundo da Música ao longo dos tempos.

De acordo com as regras de funcionamento dos equipamentos culturais, definidas pela Direção-Geral de Saúde, durante a atual situação pandémica, o número de participantes na sessão será limitado, e dependerá de inscrição prévia, mediante a lotação do espaço.

A programação DiVaM estará a disponível para consulta na página da Direção Regional de Cultura do Algarve e nas redes sociais, a partir do dia 24 de Maio.

 



Comentários

pub