Diálogo com Cidadãos dá a conhecer “O que a Europa faz pela saúde dos europeus”

Dia da Europa comemora-se a 9 de Maio

Dar a conhecer “O que a Europa faz pela saúde dos europeus” é o objetivo de um Diálogo com Cidadãos que servirá para o Algarve celebrar o Dia da Europa, na sexta-feira, dia 7 de Maio, às 16h39.

O evento decorrerá num formato misto, com uma mesa presencial no Centro de Simulação Clínica, na Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve, em Faro, e diversas participações via streaming, sendo transmitido em direto nos canais de Youtube da Universidade do Algarve e de Facebook da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, da UAlg e do Europe Direct Algarve, as três entidades que promovem a iniciativa.

Entre as personalidades que marcarão presença, conta-se Ana Abrunhosa, a ministra da Coesão Territorial, e José Enrique Millo Rocher, secretário geral para a Ação Externa da Junta da Andaluzia.

Com esta conversa pretende-se «abrir um espaço de reflexão sobre o futuro próximo, no que respeita aos investimentos promovidos por vários parceiros da Região e da política de saúde da União Europeia».

Também se quer «esclarecer e divulgar as respostas, tanto na crise pandémica quanto na pós-pandemia», alinhando o evento «com os objetivos da Conferência sobre o Futuro da Europa», segundo os organizadores.

Ao todo, estão previstos três painéis, onde «serão abordadas as respostas da União Europeia na área da Saúde e o Novo Programa “UE pela Saúde”, o plano de ação do Algarve Biomedical Center (parceria da UAlg e do CHUA – Centro Hospitalar Universitário do Algarve) e as respostas no Algarve e na Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia (EuroAAA) à pandemia Covid-19».

Para além deste Diálogo com Cidadãos, o Europe Direct Algarve vai assinalar o Dia da Europa, que se assinala a 9 de Maio, com «um programa mais amplo denominado “Maio, mês da Europa”, que constituirá também um contributo para a dinamização da cidadania da região do Algarve em torno da Conferência sobre o Futuro da Europa».

No domingo, dia 9, às 10 horas, será hasteada a Bandeira da Europa, nas instalações da CCDR Algarve, na Praça da Liberdade, em Faro, «celebrando esta data e o 25º aniversário do Europe Direct Algarve».

O Grupo Coral Ossónoba associar-se-á à comemoração com a realização de um pequeno concerto e o Europe Direct Algarve estará presente com um ponto de informação apresentando a nova rede 21-25.

Na mesma ocasião, será anunciada a 2ª edição do concurso de fotografia AlgarveIsEU 2.1, este ano sob o tema da saúde e numa parceria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e da UAlg, através do Centro de Documentação Europeia.

 



Comentários

pub