Conheça alguns dos restaurantes com as vistas mais bonitas do Algarve

Não se esqueça de apontar estas sugestões, tenho a certeza que não se vai arrepender

O Algarve tem lugares incríveis e, quando se trata de restaurantes, a escolha é vasta. Quem não gosta de almoçar ou jantar com uma vista de cortar a respiração como pano de fundo? Sozinho ou acompanhado, há lugares que não precisam de grande apresentação, a paisagem fala por si.

Hoje apresento alguns dos restaurantes com as vistas mais incríveis pelo Algarve fora. Tive o cuidado de escolher restaurantes que, nestes tempos de desconfinamento, estão já (re)abertos.

 

 

 

Começamos por Castro Marim. Na Praia Verde, podemos encontrar o Infante Panorâmico. Um restaurante mediterrânico, localizado sobre a falésia, com uma vista incrível sobre o azul do mar. O pôr do sol neste restaurante é uma das alturas mais bonitas do dia. As especialidades do Infante são, sobretudo, à base de peixe e marisco, tais como “Mariscada à Infante”, “Arroz de Lingueirão com Batata Doce”, “Raia Alhada à Algarvia”, entre outros.

Este restaurante no Sotavento algarvio promete a melhor vista da zona.

 

 

 

 

O Vistas, do chef Rui Silvestre, é um restaurante reconhecido com uma estrela Michelin, localizado em Vila Nova de Cacela, no Monte Rei Golf & Country Club.

A vista sobre o verde dos campos de golfe, rodeados de árvores, lagos e natureza, é avassaladora, mas…o que faz o combo perfeito neste cenário idílico é o oceano Atlântico que se avista e torna a paisagem digna de um quadro.

Neste restaurante, a experiência gastronómica está garantida. O Chef Rui Silvestre, nos seus pratos, «personifica os valores mais autênticos de Portugal: uma forte ligação com o oceano, um fascínio pela viagens e descobertas, e o amor pelo seu país, pela sua identidade e fortes tradições».

Com dois menus de degustação, “Fauna & Flora” e “Passeio Marítimo”, servidos até às 21h30, a promessa é de embarcar «numa  verdadeira viagem pelos seus sentidos, onde os sabores genuínos do Algarve prometem surpreender. A harmonia perfeita entre os aromas, sons e cores tão característicos do Sotavento Algarvio».

 

 

 

Em Faro, O Castelo, na cidade velha, é dono de uma das vistas mais bonitas da cidade. No deck do restaurante/bar pode desfrutar de uma bonita paisagem sobre a Ria Formosa e apreciar de um dos lugares onde o pôr do sol é dos mais mágicos.

A música ambiente que se ouve casa na perfeição com a calma que este lugar transmite. Com vários petiscos ou cocktails, aqui passará certamente bons momentos.

Pode experimentar as iguarias do Castelo todos dias a partir das 10h30.

Se de um lado temos o mar como vista, do outro temos a cidade velha onde pode passear e conhecer alguns dos pontos turísticos da zona.

 

 

A Casa do Lago, na Quinta do Lago, tem uma localização perfeita: de um lado, somos surpreendidos pela bonita paisagem da Ria Formosa e, do outro, pelo azul do conhecido lago. O restaurante está situado em cima de água e, por isso mesmo, toda a sua decoração remete para um design náutico.

Aqui, à noite, o ambiente é de requinte, mas ao mesmo tempo confere uma vibe de “férias” para quem o visita durante o dia. Quem conhece o espaço, aconselha a sua visita ao final da tarde, para beber uma bebida no lounge, enquanto espera pelo pôr do sol, para depois se deslocar até à sua mesa e poder apreciar o jantar. A montra de peixe e marisco à entrada é muito convidativa e não deixa dúvidas de que, neste local, a especialidade é mesmo essa.

Se quiser apenas desfrutar de uma bebida durante a tarde, é muito bem vindo. Aproveite e leve o fato de banho, pois a piscina é muito próxima do bar!

 

 

 

O Pepper’s é a steakhouse do Hotel Tivoli Marina, na Marina de Vilamoura, que pode ser frequentado pelo público em geral. A Marina é um dos locais mais conhecidos no Algarve, pelos seus barcos de luxo e carros que lá passeiam, mas também é um dos sítios mais frequentados durante o Verão. Assim sendo, não poderia deixar de incluir na lista um restaurante com vista panorâmica.

O Pepper’s é «especialista em carnes suculentas e tenras, com cortes premium e criteriosamente selecionados, a preparar ao ponto, servidos no bom espírito americano».

A vista confere um ambiente requintado e a música ambiente combina na perfeição com as luzes da marina, que transformam a esplanada do restaurante numa atmosfera encantadora.

 

 

 

E se eu lhe disser que pode jantar dentro de um moinho com vista para Albufeira, tendo o mar como fundo? Sim, isso é possível no Windmill, no Alto do Moinho, Cerro da Piedade, em Albufeira.

A ideia é muito original e a experiência é única. Isso faz com que este espaço seja dos mais requisitados no Algarve, servindo apenas jantares com menu de degustação.

Num ambiente acolhedor e intimista, este é o cenário ideal para um jantar a dois.

O espaço é muito reduzido: por isso, este restaurante só trabalha com reservas (pode fazer a sua através do número 967 764 290).

 

 

 

Em Alvor, pode visitar o Caniço, um cenário sem igual. Este restaurante é localizado dentro de uma gruta no meio das falésias, sendo o acesso feito através de elevador dentro do aldeamento turístico Prainha. Se desejar ter uma vista privilegiada, é aconselhado fazer reserva, pois este restaurante é muito requisitado, pela experiência que proporciona.

Como não podia deixar de ser, o marisco e o peixe não poderiam faltar no menu. Em outros anos, em época balnear normal, a festa prolonga-se até ao areal e, neste local, são sempre registadas boas memórias.

Sem dúvida um local obrigatório de visita, seja para algarvios, seja para os de fora.

 

 

 

O Algarve tem também paisagens bonitas que não precisam de ter mar ou praia como personagem principal. Prova disso é o restaurante Luar da Fóia.

Situado entre Monchique e o ponto mais alto do Algarve, o Alto da Fóia, este restaurante tem como vista a bonita serra. Em dias claros, também se avista a costa e o mar, bem lá ao longe.

Para contrariar o costume em restaurantes algarvios, onde, normalmente, o peixe é o elemento principal do menu, o Luar da Fóia, rodeado de natureza, pratica uma cozinha serrana. Mais propriamente, da zona de Monchique, sendo os pratos de caça algumas das iguarias de destaque na ementa. Mas há muito por onde escolher, entre excelentes enchidos locais e uma boa carta de vinhos.

É aconselhado reserva (+351 282 911 149), sobretudo, se pretender ficar na zona da esplanada, com vista privilegiada.

 

 

 

O Castelo de Silves é um cenário demasiado bonito para não se aproveitar a vista: surge assim, o Recanto dos Mouros.

«Num bonito recanto por detrás do Castelo, ergue-se o restaurante em Silves que se tornou referência no panorama gastronómico nacional».

Um espaço muito acolhedor com características rústicas, em que a cor vermelha predomina devido ao uso da pedra Grés de Silves. Os pratos com javali são uma especialidade da casa.

Durante a semana, o menu é fixo, no entanto, ao fim de semana, tem mais opções à escolha, todas dentro da tradicional gastronomia portuguesa.

Para desfrutar da bonita paisagem, é aconselhado ficar na esplanada do restaurante (com capacidade para 40 pessoas).

 

 

 

Com o mar e o rio pela frente, a avistar a cidade de Portimão, no cais de Ferragudo, temos o restaurante Sueste. Aqui «pode apreciar o peixe mais fresco, grelhado com saber e mestria».

Para além do peixe grelhado, o típico xerém e os doces algarvios são presença obrigatória na ementa. Ao domingo, delicie-se com a Feijoada de Buzinas.

Uma particularidade deste restaurante é que o proprietário disponibiliza a Lancha Sueste, gratuitamente, para os clientes que atracam o seu barco na marina de Portimão ou junto à foz do rio.

 

 

Nota 1: Este artigo apresenta apenas algumas sugestões e não pretende ser exaustivo. Certamente, haverá muitos outros restaurantes, que não são aqui referidos. Se quiser, envie-nos informação que julgue útil para o email: [email protected]

Nota 2: Todas as despesas eventualmente feitas em restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos sugeridos nestes artigos são pagas pelo Sul Informação. Além disso, o que apresentamos são sugestões e não publicidade paga pelos estabelecimentos referidos.

 

 

Autora: Mariana Vilaça é blogger de lifestyle, instagramer de sucesso e faz parte da equipa do Sul Informação, onde é responsável pelo Departamento de Publicidade e Marketing

 



Comentários

pub