Comunidade energética da EB 2,3 de Salir ganha prémio nacional

Escola vai receber um prémio monetário de 1000 euros

A Escola EB2,3 Professor Sebastião Teixeira de Salir ficou em 3º lugar no concurso nacional Energy Up, promovido pela Fundação Galp, devido ao seu projeto de criação de uma comunidade energética escolar.

Esta escola do agrupamento Padre João Coelho Cabanita vai receber um prémio monetário de 1000 euros, bem como uma sessão de sensibilização ambiental dinamizada pela Quercus.

«A Comunidade Energética Escolar de Salir é um projeto desenvolvido com o apoio da Câmara Municipal de Loulé. Incide sobre a sensibilização e promoção da transição energética e a descarbonização do parque escolar através da produção fotovoltaica para autoconsumo», lembrou a autarquia louletana.

«O júri considerou este trabalho muito completo, pela sua génese e capacidade de ser extrapolado para outros equipamentos escolares», acrescentou a Câmara de Loulé.

Para o executivo municipal louletano, «este prémio é bem ilustrativo do aspeto inovador deste projeto que, desenvolvido por uma comunidade escolar em plena serra algarvia, está a ter notoriedade no restante território nacional e a ser um exemplo de boas práticas no que à eficiência energética diz respeito».

 

O Energy UP é um concurso aberto a todas as escolas do ensino básico e secundário de Portugal e «pretende distinguir os estabelecimentos de ensino que têm investido na sustentabilidade da comunidade escolar, nomeadamente através da criação de projetos ligados à energia que trazem impacto real à sociedade e que desafiam os alunos a serem parte ativa desta missão», segundo a autarquia.

Em 2021, foram apresentadas 60 candidaturas por agrupamentos de todo o país, sete dos quais do Algarve.

O primeiro lugar foi atribuído ao projeto SmartAir, apresentado pelo Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, no distrito de Aveiro, relacionado com a promoção da mobilidade sustentável.

Na segunda posição ficou o projeto Árvores Solar, apresentado pelo Agrupamento de Escolas de Monserrate, em Viana do Castelo, que consiste na criação de um banco de jardim, instalado na escola, que permite o carregamento de dispositivos eletrónicos com recurso a energia solar.

Foram ainda distinguidos mais dois projetos: O Futuro Está no Presente, promovido pelo Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes, na Amadora, e o Luz Verde, do Instituto Nun”Alvres, em Santo Tirso.

A Fundação GALP conta como parceiros nesta iniciativa com a APA, ADENE, DGEG e DGE e Quercus.

 



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