Cobertura de fibra ótica da Altice vai chegar a «pelo menos 80%» das casas de Olhão

A Altice Portugal também assinou protocolos com as Câmaras de Albufeira e de Lagos

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

«Pelo menos 80%» das casas do concelho de Olhão vão passar a ter cobertura de fibra ótica da Altice Portugal, na sequência de um protocolo para expansão da rede assinado esta quarta-feira, neste concelho algarvio, entre o município olhanense e a empresa de comunicações.

Este investimento, que permitirá alargar a cobertura atual, no concelho, «é muito importante» para Olhão, considerou António Pina, presidente desta Câmara, à margem da inauguração do polo da Altice Labs neste concelho algarvio.

«É justo dizer que se trata de complementar algo que já vínhamos fazendo, porque a presença da Altice e da sua rede de fibra no nosso concelho, fruto desta parceria, já faz de Olhão um dos concelhos com maior cobertura do distrito de Faro», acrescentou o autarca.

 

António Pina – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, salientou, por seu lado, que, enquanto ele esteve em Olhão, para assinar o protocolo com a autarquia olhanense, outros elementos da comissão executiva da Altice Portugal estiveram noutros locais do Algarve por causa da expansão da rede de fibra ótica.

«Hoje, a Altice Portugal vai estabelecer protocolos de reforço de cobertura de fibra ótica com diversos municípios do Algarve, como é o caso de Olhão, Lagos, Albufeira», explicou.

«Trata-se de um reforço em fibra ótica que vai permitir aos habitantes e empresas destes concelhos usufruir de uma rede mais rápida e resiliente, e, consequentemente, de uma evolução significativa dos índices de conectividade da região», acrescentou Alexandre Fonseca.

O presidente da Altice Portugal, numa entrevista exclusiva que deu ao Sul Informação, salientou que, atualmente, «são perto 6 milhões os lares e empresas cobertos com a maior rede de fibra ótica do País, a da Altice Portugal, num investimento sem precedentes que visa colocar Portugal na vanguarda tecnológica, de forma transversal e sem discriminação de regiões ou populações».

 

Alexandre Fonseca – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

«Vamos continuar a estar ao lado do território. Hoje o dia será dedicado a estar ao lado de uma série de municípios, para os quais continuamos a expandir as nossas redes móveis, de fibra ótica, iniciativas de inovação, mas também de responsabilidade social, como a inauguração de mais das nossas famosas cabines de leitura», concluiu.

Uma destas minibibliotecas, que estão a ser instaladas em antigas cabines telefónicas, vai ser inaugurada hoje em Portimão.

«Esta é a segunda cabine de leitura do Algarve [Faro tem uma desde 2018]e a 43ª reabilitada pela Fundação Altice, que materializa um espaço de democratização do acesso à Educação e à Cultura. As históricas cabines telefónicas ganham assim um novo papel relevante ao serviço da comunidade», ilustrou Alexandre Fonseca.

O projeto das cabines de leitura é promovido no âmbito do eixo da Responsabilidade Social da Altice Portugal e «são espaços comunitários de livros para “Levar, doar, ler e devolver”, o mote da iniciativa».

 

 

 



Comentários

pub