Cimeira põe jovens a discutir ambiente, sustentabilidade e mobilidade em Olhão

Encontro terá lugar amanhã no Auditório Municipal de Olhão

A Agenda Jovem para Economia Verde: Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade vai estar em discussão na Cimeira do Associativismo Jovem, que vai decorrer amanhã, quarta-feira, dia 26, entre as 9h00 e as 16h00, no Auditório Municipal de Olhão.

«Apesar de algumas prioridades dos jovens terem mudado, devido à pandemia, o ambiente continua a ser uma das causas que mais defendem e que mais identificam como emergente. Além disso, nesta cimeira também será discutida a importância da participação jovem para a criação de estratégias e políticas que vão ao encontro das necessidades da juventude», diz Tiago Manuel Rego, presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), que organiza a iniciativa.

A sessão de abertura da Cimeira contará com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto João Paulo Rebelo, «que apadrinha a estratégia da federação junto do poder local, com vista a fazer evoluir as políticas municipais de juventude».

Também António Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão, e o vereador da Juventude, António Camacho, estarão na abertura e encerramento.

O primeiro painel terá como tema “Comunicações do Futuro: Agenda Jovem para Economia Verde” e contará com a presença do eurodeputado Pedro Marques, que falará sobre a Agenda Europeia, de Paula Nunes, presidente da Quercus, que se focará na Ecologia e Crise Climática, e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), José Apolinário, que falará sobre o tema Agir local, Pensar Global.

Ao final da manhã, será lançada a Rede e o Selo Nacional de Municípios Amigos da Juventude, uma plataforma criada pela federação como «espaço privilegiado de partilha de boas práticas entre concelhos, onde poderá ser enaltecido o trabalho realizado pelos municípios portugueses, em matéria de políticas da juventude».

A apresentação da Agenda para a Inovação das Políticas de Juventude, pelo presidente da FNAJ, também faz parte do programa da Cimeira do Associativismo Jovem, que pode ser consultado aqui.

A cimeira é organizada pela FNAJ, com o apoio a Câmara Municipal de Olhão e em parceria com a Direção Regional do Algarve do IPDJ e da Federação Regional das Associações Juvenis do Algarve.

 

 



Comentários

pub