CHUA integra Rede de Museus do Algarve e vai criar Espaço Memória da Saúde

Este espaço será «constituído por equipamentos ou utensílios já obsoletos para efeitos operacionais, mas carregados de histórias de uso»

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve já integra a Rede de Museus do Algarve (RMA) e vai criar um Espaço Memória da Saúde, anunciou o CHUA esta segunda-feira, 17 de Maio.

Este espaço será «constituído por equipamentos ou utensílios já obsoletos para efeitos operacionais, mas carregados de histórias de uso, que continuam guardados nos serviços como forma de preservar memórias e que vale a pena registar, salvaguardar e divulgar», como é referido na Proposta de Plano de Ação.

A competência para salvaguardar e valorizar o Património Cultural do CHUA está a cargo do Departamento de Ensino, Inovação e Investigação (DEII), ao qual caberá a inventariação do material atualmente existente e disperso pelos diferentes espaços do CHUA. O cronograma do projeto contempla ainda a verificação das existências, criação de depósitos, assim como proceder ao inventário de todo o espólio e a criação de uma rede de coleções visitáveis nos vários espaços, mantendo a ligação dos espólios com os utilizadores.

O CHUA possui diverso património arquitetónico e documental/artístico, tal como Arquivo Clínico considerado único (Arquivo do ex-Sanatório), Espólio Documental e Fotográfico dos vários espaços e Património Artístico, de que são exemplo as pinturas da capela da Unidade Hospitalar de Faro.

Após o inventário e catalogação das peças será criado um espaço de divulgação do trabalho, através da apresentação da peça, documento ou personagem do mês, nos canais institucionais do CHUA.

Além de integrar a Rede de Museus do Algarve, uma rede informal que agrega diferentes profissionais, com diferentes formações e saberes, o CHUA já estabeleceu parcerias com os municípios algarvios, a ETIC Algarve, a Universidade do Algarve e o Museu da Saúde, com o intuito de potenciar este projeto.

 

 



Comentários

pub