Centro Municipal de Vacinação de Loulé pode dar 400 vacinas por dia

Capacidade pode aumentar se houver mais vacinas

O Centro Municipal de Vacinação de Loulé, instalado no Pavilhão Desportivo da cidade e a funcionar desde 27 de Abril, tem capacidade para 400 inoculações diárias.

No entanto, salienta a Câmara louletana, esse número pode «ser superior caso haja necessidade e o número de vacinas a administrar assim o justifique».

Este equipamento vem substituir o espaço de vacinação criado no Centro de Saúde de Loulé, «aumentando as condições de conforto para os utentes e promovendo uma melhoria em termos de acessibilidade e estacionamento, para além, naturalmente, do incremento em termos do número diário de pessoas que poderão aqui ser vacinadas».

O Centro conta com 5 pontos de vacinação, com a possibilidade de expansão. Integra ainda uma área de receção, espaço de pré-vacinação e zona de recobro, onde os utentes deverão permanecer até 30 minutos após a inoculação.

Funciona diariamente, incluindo fins de semana e feriados, das 8h00 às 20h00, e, além dos profissionais de saúde, conta também em permanência com elementos do Serviço de Proteção Civil, forças de segurança e funcionários municipais (Departamento de Desporto, Departamento de Desenvolvimento Social e Saúde, Divisão de Salubridade e Higiene Urbana e Gabinete de Organização de Eventos) que prestam apoio, seja em termos de limpeza do espaço, apoio psicológico, administrativo ou mesmo no acompanhamento dos utentes.

O Centro de Vacinação de Loulé nasce de uma parceria entre o Município, que cedeu o espaço e suportou toda a logística necessária à instalação, a ARS e os serviços do Ministério da Saúde.

O processo de vacinação no concelho de Loulé, que arrancou em meados de Janeiro, conta desde o início com outros dois pontos: um no Centro de Saúde de Loulé (substituído agora por este Centro de Vacinação) e outro na Extensão de Saúde de Quarteira.

Com o Centro de Vacinação Municipal, «prevê-se que a administração de vacinas seja fortemente acelerada, permitindo alcançar as metas traçadas no âmbito do plano nacional e que a imunidade de grupo tão desejada por todos os portugueses seja atingida o mais breve possível».

Para serem imunizados contra a COVID-19, os munícipes deverão ser convocados para vacinação mediante contacto do Centro de Saúde, mas poderão, nesta fase, fazer um pedido online de agendamento através do Portal da Direção-Geral de Saúde, clicando aqui.

 
 
 



Comentários

pub