Castro Marim “Volta ao Monte” para promover saúde dos idosos

Fase experimental do projeto conta com um grupo de 30 idosos

A Odiana e a Câmara de Castro Marim vão colocar os idosos do concelho a «caminhar pela saúde e qualidade de vida», no âmbito do projeto “Volta ao Monte”, que começou nos dias 13 e 14 de Maio.

O arranque simbólico no terreno desta iniciativa aconteceu nas localidades de Alta Mora, Furnazinhas e Azinhal, com a ação de capacitação dedicada ao tema “A importância da atividade física e mental na 3ª idade”.

«No final, e numa vertente de literacia alimentar, houve a degustação de um lanche convívio com base em produtos da Dieta Mediterrânica», segundo a Odiana.

A esta componente das ações de capacitação, juntam-se «caminhadas regulares no interior serrano do concelho de Castro Marim».

«A ideia é que a atividade física possa minorar o isolamento social e contribuir para a qualidade de vida dos idosos», enquadrou a associação.

O projeto “Volta ao Monte”, visa «atenuar a inatividade física e mental dos idosos, incentivando para isso a caminhada. A ideia é que a atividade física junto da população idosa tenha um impacto positivo no seu estado geral de saúde e qualidade de vida, atuando na redução do isolamento social dos idosos».

Ou seja, trata-se da aplicação da velha máxima, «mas desta vez invertida: Corpo são, Mente sã! Assim, e após o término do estado de emergência e confinamento, a Odiana dá início à componente prática do projeto dando o pontapé de saída para as Caminhadas periódicas previstas, recorrendo aos percursos de saúde definidos para o efeito».

Neste âmbito, foram entregues «os equipamentos necessários para a marcha física, com chapéu, tshirt e o pedómetro que servirá para monitorizar a atividade física dos 30 seniores envolvidos nesta fase experimental. As caminhadas decorrem até ao 2º semestre de 2022 e acontecem três vezes por semana, com duração de uma hora», revelou a Odiana.

O projeto, destacou a associação, «contempla ainda uma ferramenta informática para monitorização da qualidade de vida do público-alvo, com indicadores de saúde física, mental e social. Esta ferramenta incluiu a realização de testes laboratoriais, de condição física e questionários de avaliação aos seniores».

Esta solução encontra-se em desenvolvimento desde 2020 pelo Departamento de Tecnologias de Informação, do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve. Os testes de condição física foram desenvolvidos nos laboratórios do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina (DCBM), da mesma Universidade.

O projeto “Volta ao Monte” conta com a parceria estratégica do Município de Castro Marim enquanto investidor social, sendo cofinanciado no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, ao abrigo dos fundos comunitários do CRESC Algarve 2020.

 

 



Comentários

pub