Câmara quer construir futuro Museu de Quarteira no mercado da fruta

Exposição “Com os pés na terra e as mãos no mar” é o «primeiro passo» para este museu

Foto: Ana Madeira | Sul Informação – Arquivo

A Câmara de Loulé quer construir o futuro Museu Municipal de Quarteira nos atuais edifícios do mercado da fruta e dos legumes. O anúncio foi feito esta quinta-feira, 13 de Maio, pelo autarca Vítor Aleixo na inauguração da exposição “Com os pés na terra e as mãos no mar”, na antiga lota.

A criação de um espaço do género é um sonho antigo de Quarteira e o presidente da Câmara de Loulé assumiu mesmo o «compromisso» de construir o «futuro museu nestes dois edifícios».

Aos jornalistas, Vítor Aleixo explicou que, «por enquanto», a construção deste espaço «é uma ideia», mas «o que fica já sinalizado é a prefiguração do futuro grande Museu Municipal de Quarteira no atual mercado da fruta e dos legumes».

O autarca fez referência à «questão da subida da água do mar», uma vez que os mercados são mesmo à beira da praia, mas reforçou que, «em princípio, é para lá que irá o Museu».

 

Vítor Aleixo

 

O facto de já haver um «projeto feito» para a construção de um novo mercado em Quarteira também vem ajudar a que este museu possa mesmo avançar, mas ainda sem nenhuma previsão de datas.

«Não quero colocar já nenhum calendário porque tal ainda não é possível», explicou o autarca aos jornalistas.

Certo é que a exposição inaugurada esta quinta-feira e que viaja por 6 mil anos de história de Quarteira, é, «com certeza, o primeiro passo para o museu».

A mostra, que ocupa a antiga lota de Quarteira, tem com peças arqueológicas de várias épocas, recortes de jornais, fotografias, mapas antigos e concilia o passado com o presente.

 

 



Comentários

pub