Branco Dona Niza Arinto 2019 foi o grande vencedor do Concurso dos Vinhos do Algarve

Foram premiados 42 vinhos algarvios

Imagem de Arquivo – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O Dona Niza Arinto 2019, um vinho branco regional do Algarve, do produtor Obserpolis, Unipessoal, foi o grande vencedor do XIII Concurso dos Vinhos do Algarve, que decorreu no dia 6 de Maio, no Convento de S. José, em Lagoa.

Esta foi a primeira vez que o grande vencedor deste concurso foi um vinho branco.

Ao todo, foram medalhados 42 vinhos. Destes, 28 receberam medalhas de Prata, 15 foram agraciados com medalhas de Ouro e um, o Dona Niza Arinto 2019, com a Grande Medalha de Ouro.

Veja aqui quais foram todos os premiados.

«A maioria dos vinhos a concurso não medalhados tiveram uma pontuação enquadrada na “Medalha de Prata”(igual ou superior a 82 pontos), o que traduz a evolução qualitativa dos vinhos do Algarve», segundo a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), que organizou o concurso.

No entanto, sendo este «um concurso oficial, o número de medalhas está limitado a 30% dos vinhos inscritos».

A casta autóctone do Algarve Negra-Mole «teve destaque no concurso, com uma série destacada para a casta do Algarve, conseguindo excelentes resultados: 3 Medalhas de Ouro (2 tintos e 1 rosé Negra Mole).

Foram provados 135 Vinhos do Algarve, «entre brancos, rosés e tintos de excelente qualidade», de 32 produtores, o que traduz um aumento de 20% no número de vinhos inscritos, e de aproximadamente 30% no número de produtores participantes, em comparação à última edição».

«Os jurados destacaram a excelente organização do XIII Concurso dos Vinhos do Algarve e a evolução significativa da qualidade dos Vinhos do Algarve. O Concurso de Vinhos do Algarve tem por objetivo a atribuição de distinções aos vinhos engarrafados do Algarve. Pretende-se estimular a produção de vinhos de qualidade, bem como promover os melhores vinhos produzidos na Região do Algarve», concluiu a CVA.

 

 

 



Comentários

pub