Biblioteca de São Brás celebra 20 anos

A celebração do aniversário da Biblioteca Municipal integra o programa das comemorações do Dia do Município

A Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel celebra 20 anos esta terça-feira, 1 de Junho, Dia do Município. A data também servirá para apresentar a reedição da obra “Deus Pan e outros contos”, do autor são-brasense José Dias Sancho.

A celebração do aniversário da Biblioteca Municipal integra o programa das comemorações do Dia do Município e terá início às 16h45, com a inauguração da Exposição “Biblioteca Municipal: 20 anos ao serviço da comunidade”.

Esta mostra vai estar patente até ao final do mês de Junho.

Já o primeiro volume da tão aguardada reedição da obra “Deus Pan e outros contos” do autor são-brasense José Dias Sancho vai ser apresentado às 17h00.

A obra reeditada pelo município, através da editora Opera Omni, é o primeiro volume de uma coleção do autor, um projeto resultante de um protocolo firmado pelo Município e pela Universidade do Algarve no início deste ano e que visa homenagear José Dias Sancho (1898 – 1929) e reeditar a obra completa desta personalidade carismática são-brasense, singular na história da região.

Formado em Direito, José Dias Sancho na sua curta vida, deixou vasta obra impressa: contos, poemas, crítica literária, artigos de opinião, entre os quais se destacam os de teor regionalista, dispersos em jornais de todo o país. O conjunto da sua obra destaca-se pela qualidade do seu conteúdo literário e pela atualidade do seu espírito crítico, atento e refinado que merece ser dado a conhecer.

A sua reedição e redescoberta são um projeto ambicioso que conta com a valiosa cooperação da Universidade do Algarve, através do trabalho de investigação e edição da equipa de investigadoras Sílvia Quinteiro e Maria José Marques.

Aliando o aniversário ao trabalho com diferentes públicos literários com o Dia Mundial da Criança, a Biblioteca Municipal receberá também, às 18h30, o contador de histórias Jorge Serafim, para uma sessão de contos. Sessões com lotação limitada ao espaço e com respeito pelas regras de segurança emitidas pelas autoridades de saúde.

«Hoje, volvidos 20 anos de trabalho em prol da comunidade, a Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel orgulha-se de ser uma das bibliotecas municipais da região do Algarve com mais elevada taxa de leitura», refere Olga Gago, coordenadora da Biblioteca.

É que, «dos 500 leitores, do seu primeiro ano de leitura, atualmente a Biblioteca soma cerca de 5.500 inscrições e um movimento anual de empréstimos na ordem dos 21.500 documentos», explica.

Anualmente, a utilização deste espaço e dos seus recursos, seja através de livros, computadores, jornais, filmes, música, atividades educativas e culturais, totaliza 20.000 entradas. A sua coleção inicial de 16.000 documentos foi substancialmente reforçada totalizando atualmente 60.000 documentos.

 



Comentários

pub