Apoios a fundo perdido às empresas somam 1588 milhões de euros até Abril

Ministério diz que a taxa de desemprego de 6,5% em Março «prova a eficácia destas medidas»

Os apoios a fundo a perdido às empresas ultrapassaram 1588 milhões de euros de Janeiro a Abril, superando o valor gasto em todo o ano 2020 e o dobro do orçamentado para 2021, segundo o Ministério das Finanças.

Num comunicado divulgado hoje, o ministério de João Leão refere que o programa Apoiar.pt «foi a medida com mais peso» nos primeiros quatro meses deste ano, respondendo por 780,9 milhões de euros.

Seguiu-se o lay-off simplificado (336,7 milhões de euros), o apoio à retoma progressiva (314,9 milhões de euros) e o incentivo à normalização (155,7 milhões de euros).

«Estes apoios confirmam o compromisso do Governo de que não hesitaria em reforçar os apoios às empresas em função da evolução da pandemia», sustenta o ministério.

Para as Finanças, a taxa de desemprego de 6,5% em Março «prova a eficácia destas medidas», comparando com uma taxa de desemprego «que chegou aos 17,5% na anterior crise» e situando-se «muito abaixo dos 8,3% do conjunto da zona euro».

«Esta manutenção da capacidade produtiva das empresas está a ser essencial para a fase de forte recuperação da economia que já se está a assistir», sustenta o executivo.

 



Comentários

pub