Alunos de Portimão querem ser heróis por um Dia Nacional dos Jardins

Homenagem a Gonçalo Ribeiro-Telles contará com a atribuição do nome do arquiteto paisagista a um jardim em Portimão

Turma 10ºL da Escola Manuel Teixeira Gomes, de Portimão.

Da icónica frase “We can be heroes, just for one day”, da música “Heroes” de David Bowie, uma turma de alunos de Portimão teve a ideia de lançar uma petição pública com o intuito de instituir a 25 de Maio, o Dia Nacional dos Jardins, numa homenagem ao arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles que nasceu nessa data. Se não tivesse falecido recentemente, Ribeiro-Telles faria hoje 99 anos.

Foi numa aula de Cidadania e Desenvolvimento que a ideia surgiu. Carlos Café, professor de Filosofia, chegou à aula da turma 10ºL da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, e deu a oportunidade aos alunos de escolherem qual o projeto a fazer durante o ano letivo.

«Costumo usar muita música nas aulas de Filosofia. Então levei-lhes uma coluna, coloquei a tocar “Heroes” de David Bowie e escrevi no quadro a icónica frase “We can be heroes, just for one day”», disse o professor Carlos Café, em entrevista ao Sul Informação.

O projeto, ou seria «uma coisa habitual, que todas as turmas costumam fazer», ou então os alunos fariam «algo que faça mudar o mundo à sua maneira, nem que seja por um dia».

 

Piscina Atântica da Prainha, uma obra do arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles

 

Depois de falarem sobre Gonçalo Ribeiro-Telles, que falecera algumas semanas antes, e do qual o professor Carlos Café é um admirador, ficou estabelecido o projeto a ser realizado: os alunos fariam uma recolha de materiais sobre a vida e obra do arquiteto paisagista e compilariam tudo num e-book.

«Gonçalo Ribeiro Telles foi um arquiteto paisagista de eleição, premiado nacional e internacionalmente, um pensador visionário, um político generoso e empenhado e um cidadão exemplar. Esse generoso e paciente jardineiro do Reino da Natureza é, seguramente, um dos heróis do nosso tempo», dizem os alunos no vídeo de divulgação da petição.

Quando o projeto começou a crescer, surgiu então a ideia de fazer uma petição com o objetivo de instituir o Dia Nacional dos Jardins, a 25 de Maio, numa homenagem ao dia de nascimento de Gonçalo Ribeiro-Telles. «Pensamos que o jardim é uma metáfora feliz de tudo o que o arquiteto nos ensinou», realçam.

«Encaramos esta petição e a criação do Dia Nacional dos Jardins como uma justa e merecida homenagem a uma pessoa a quem o país muito deve em termos de ideias inovadoras, obras ambientais de referência e boas práticas inspiradoras», salientam ainda os alunos.

Se tudo correr como desejado, o início da comemoração do Dia Nacional dos Jardins, a 25 de Maio de 2022, coincidirá com o centenário do nascimento do arquiteto.

A petição poderá ser assinada aqui, para posteriormente ser entregue na Assembleia da República.

 

 

«Se [os alunos] conseguirem estabelecer um Dia Nacional dos Jardins, será um grande feito. Ser concretizada uma propostas destas, idealizada por jovens de 15 anos que ainda não votam, nunca aconteceu», realçou o professor de Filosofia.

Entretanto, os alunos foram recebidos na Assembleia Municipal de Portimão, onde apresentaram a sua proposta para a criação do Dia Municipal dos Jardins para 25 de Maio. A ideia foi «acolhida de imediato».

Outras das iniciativas da turma é atribuir o nome de Gonçalo Ribeiro-Telles a um dos jardins da cidade de Portimão, tendo a Câmara Municipal dado «a escolher [aos alunos] entre duas requalificações de jardins e um novo espaço», salientou Carlos Café.

Agora, os alunos, o professor e a autarquia portimonense estão a acertar uma data para serem recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal de Portimão.

Os jovens foram também já convidados para colaborarem no Orçamento Participativo e para serem coorganizadores das atividades a ser promovidas no próximo ano, no dia 25 de Maio, quando se assinalar o primeiro Dia Municipal dos Jardins. As iniciativas estão a ser pensadas e planeadas pelos estudantes.

Quanto ao e-book, tinha como data prevista de lançamento o dia 25 de Maio, esta quarta-feira, mas tal não vai ser possível devido ao mediatismo que o projeto tem vindo a ter. No entanto, em breve, o livro online será lançado para toda a comunidade, contando com ilustrações de vários alunos do Agrupamento, incluindo também jovens da Educação Especial.

Para mais informações, poderão ser consultadas as redes sociais do projeto.

 

 



Comentários

pub