Algarvio Nuno Júdice vence Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho

O valor monetário deste Grande Prémio é, para o autor distinguido, de 12.500 euros

O escritor algarvio Nuno Júdice é o vencedor do Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho, com o livro “Regresso a um Cenário Campestre”, anunciou esta terça-feira, 25 de Maio, a Associação Portuguesa de Escritores. 

A decisão foi tomada por unanimidade pelo júri constituído por Luís Filipe Castro Mendes, José Manuel de Vasconcelos e Paula Mendes Coelho.

Na ata pode ler-se: «”Regresso a um Cenário Campestre” reflete um momento pessoal e universal, momento de paragem mas não de estagnação. Recuperando uma empatia com a natureza, reivindicando o desejo e o amor aqui e agora, garante da possibilidade de um depois».

O Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores patrocinado pela Câmara Municipal de Loures, destina-se a galardoar anualmente uma obra de poesia em cada ano, em português e de autor português, publicado integralmente e em primeira edição.

Nesta terceira edição concorreram, as obras saídas no ano de 2020.

O valor monetário deste Grande Prémio é, para o autor distinguido, de 12.500 euros.

Nas duas edição anteriores, o Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho, distinguiu já os poetas Gastão Cruz (também algarvio) e Fernando Guimarães.

A cerimónia de entrega do prémio será anunciada oportunamente.

Nuno Júdice nasceu em Portimão, em 1949. Professor universitário, assumiu em 2009 a direção da revista «Colóquio-Letras» da Fundação Calouste Gulbenkian. Publicou o primeiro livro em 1972 e é um dos mais importantes nomes da poesia portuguesa contemporânea.

Recebeu os mais importantes prémios de literários nacionais e internacionais, entre os quais: Pen Clube (1985), Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus (1990), da Associação Portuguesa de Escritores (1995), Bordalo da Casa da Imprensa (1999), Cesário Verde e Ana Hatherly (2003)e Fernando Namora (2004) .

Em 2013 recebeu em Espanha o Premio Reina Sofia de Poesia Ibero-Americana, em 2014, no México, o Premio de Poesia del Mundo Latino e em 2015 o Premio Argana da Maison de la Poésie de Marrocos e Prémio Literário Fundação Inês de Castro – Tributo de Consagração. Já em 2016, recebeu em Itália o Prémio internacional de Poesia Europa in Versi/Prémio Carreira.

 



Comentários

pub