Algarve contribuiu ainda mais para o PIB nacional em 2019

Segundo os mais recentes dados macroeconómicos do Instituto Nacional de Estatística

O Algarve «continuou a reforçar o seu contributo para o Produto Interno Bruto nacional, passando a representar quase 4,8%», em 2019, revelou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Esta entidade acabou de publicar uma edição do boletim “Números em Destaque”, desta vez dedicado às Contas Regionais de 2019.

O documento, que pode ser descarregado aqui, «surge na sequência da disponibilização dos dados definitivos das Contas Regionais de 2018 e dos dados provisórios de 2019 pelo Instituto Nacional de Estatística, apresentando uma análise síntese e evolução de um conjunto de indicadores que traduzem globalmente o panorama macroeconómico da região».

«O contexto nacional e internacional favorável conduziu a um ciclo de crescimento económico em que a região algarvia apresentou, desde 2014, um desempenho quase sempre superior à média nacional, tendo mesmo registado a taxa de variação real do Produto Interno Bruto (PIB) mais elevada em três períodos anuais», enquadrou a CCDR algarvia.

E «embora em 2018 e 2019 se tenha verificado uma desaceleração do crescimento face a anos anteriores», neste último ano a região algarvia aumentou o seu contributo para o PIB.

«Os dados provisórios das Contas Regionais 2020 serão publicados em Dezembro próximo e irão espelhar um novo ciclo, fortemente marcado pelas consequências do choque externo causado pela pandemia, que abalou a economia mundial e, em diferentes intensidades, os países e as regiões, com especial reflexo no Algarve por ter uma base económica quase exclusivamente de setor do Turismo», concluiu a CCDR do Algarve.

 

 



Comentários

pub