O projeto “Agentes Internos”, de Ana Borralho e João Galante, vai fazer de olhanenses insuspeitos as estrelas de um espetáculo que subirá ao palco do Auditório Municipal de Olhão, no dia 5 de Junho, às 18h00.
O espetáculo produzido pela casaBranca conta com «participantes não profissionais, com idade entre os 15 e os 80 anos, e prossegue o mesmo processo de investigação patente nos trabalhos anteriores, no sentido de aproximar o espaço artístico do espaço social. Esta nova criação é uma adaptação da performance Gatilho da Felicidade, dos mesmos autores», descreveu a Câmara de Olhão.
Esta iniciativa, a primeira a realizar-se em Olhão no âmbito do Central Artes, em 2021, será precedida de uma ação de formação de cinco dias, a decorrer entre 31 de Maio e 4 de Junho, destinada à população que integrará o espetáculo.
«No atual momento de crise e de prepotência política e financeira que as sociedades contemporâneas atravessam, “Agentes Internos” serve para repensar o nosso modo de viver em sociedade. Com enfoque mais aprofundado nas questões da sustentabilidade e alterações climáticas, esta peça quer dar palavras às pessoas para uma reflexão e pensamento sobre as transformações que a sociedade atual vive (num tempo que impõe verdadeiras mudanças)», acrescentou.
Este espetáculo «terá como base um jogo de perguntas, com respostas improvisadas, a partir da experiência de vida de cada participante. Mudar o mundo a partir (da minha família, do meu vizinho, do meu bairro, da minha cidade, do meu país, do meu continente) do meu mundo».
«Desde 2002 que Ana Borralho e João Galante trabalham em parceria nos campos da performance-art, dança, teatro, instalação, fotografia, som e vídeo, criando obras transdisciplinares que exploram linguagens híbridas e cruzam léxicos e práticas diferenciadas, das mais afirmadas às mais marginais. O seu trabalho inscreve-se numa atitude e crença de que a arte não deve estar alheada da sociedade, das suas transformações e dos seus problemas, mas deve sim ser activa e transformadora. Uma arte em comunicação direta com o espetador», enquadrou a autarquia.
Com conceito, direção artística e desenho de luz de Ana Borralho e João Galante, “Agentes Internos” é um espetáculo com produção casaBranca, produção e difusão de Andrea Sozzi e produção executiva de Joana Duarte.
O Central Artes, que integra os municípios do Algarve Central – Olhão, Faro, Loulé, Albufeira e Tavira -, resulta de uma candidatura a fundos estruturais do CRESC 2020, programa que pretende promover um desenvolvimento equilibrado, afirmando o Algarve como uma região mais competitiva, resiliente, empreendedora e sustentável, reforçada com base na valorização do conhecimento. O Central Artes enquadra-se na medida 6.3 – Conservação, Proteção, Promoção e Desenvolvimento do Património Cultural e Natural – Promoção Turística e Realização de Eventos Culturais.
O espetáculo, que acontece no dia 5 de junho, no Auditório Municipal de Olhão, terá entrada livre. Serão atribuídos dois bilhetes por pessoa, até ao limite de lugares disponíveis, mediante as regras definidas pela Direção Geral da Saúde.
Comentários