Adelino sai de Vila do Bispo para a Algar sem avisar a sucessora Rute Silva

Nova presidente já manifestou o seu «profundo desagrado pela forma despropositada» como decorreu a renúncia de Adelino, «sem comunicação prévia»

Rute Silva é a nova presidente da Câmara de Vila do Bispo, depois da renúncia de Adelino Soares para assumir as funções de vogal executivo na empresa Algar. As alterações foram aprovadas esta quinta-feira, 27 de Maio, em reunião do executivo, e a saída do anterior autarca já mereceu críticas da nova presidente, que manifestou o seu «profundo desagrado pela forma despropositada» como decorreu a renúncia, «sem comunicação prévia». 

Nestas declarações, as primeiras de Rute Silva enquanto líder da autarquia, a nova presidente lamenta que não tenha sido feita «qualquer passagem de testemunho (entenda-se documentação!)» perante o executivo.

Esta é uma situação da «maior gravidade», sublinha Rute Silva, que exprime, ainda assim, a sua «imensa honra» por assumir o cargo de presidente da Câmara de Vila do Bispo.

«Serão apenas alguns meses que anunciam já a viragem num percurso de quase 12 anos. Hoje, temos de admitir, cumpre-se uma data histórica para o nosso concelho: o dia em que toma posse a primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, facto que me orgulha profundamente, enquanto pessoa e munícipe», diz ainda.

Apesar das críticas pela saída da autarquia, Rute Silva, que já tinha sido anunciada como candidata do PS à Câmara de Vila do Bispo nas Autárquicas deste ano, aproveita para felicitar Adelino Soares pela eleição como «vogal executivo do Conselho de Administração da Algar, em representação da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), desejando-lhe as maiores felicidades nesta sua nova missão, desta feita de âmbito regional».

Com a saída de Adelino, o restante executivo camarário também sofreu alterações: o até aqui vereador Armindo Vicente, que não tinha pelouros atribuídos, passa a desempenhar funções a tempo inteiro e foi designado vice-presidente. Fernando Santana continua como vereador a tempo inteiro e Marisa Dias foi oficializada como vereadora sem funções atribuídas.

Quanto aos pelouros, a nova presidente da Câmara será responsável por áreas como a proteção civil, estratégia municipal, gestão municipal que engloba administração, economia e finanças, desenvolvimento municipal que abrange a ação social, habitação, educação, saúde, transportes, cultura, desporto e juventude, associativismo, turismo, agricultura e pescas e ambiente, entre outras.

O vice-presidente Armindo Vicente terá a seu cargo a área do urbanismo municipal, que inclui a gestão do território e as operações urbanísticas, e ainda a obras municipais, englobando a gestão de projetos e a execução de empreitadas.

O vereador Fernando Santana mantém-se responsável pelas áreas da limpeza urbana, água, saneamento e ainda pela manutenção e conservação dos edifícios e espaços públicos.

Segundo Rute Silva, nos meses que faltam até ao final do mandato, o objetivo é «dar continuidade aos diversos projetos em curso, corrigir alguns dos problemas identificados, desbloquear situações pendentes e contribuir para a constante melhoria e alcance dos serviços prestados por este Município à sua População, sempre com um elevado sentido de dever público».

A autarca expressa ainda a sua «sentida gratidão pelo incondicional apoio e amizade manifestados pelos vereadores que me irão acompanhar a tempo inteiro, bem como toda a confiança nos restantes membros deste executivo camarário que, acredito, tudo farão no sentido de privilegiar uma governação harmoniosa e democrática».

Quanto a Adelino Soares, que foi eleito presidente da Câmara de Vila do Bispo, pela primeira vez, em 2009, vai para o cargo, na Algar, que já foi de Nuno Amorim, antigo vice-presidente da Câmara de Lagoa.

 

 



Comentários

pub