Abril não foi mês de águas mil no Algarve

Região algarvia já está em seca moderada

A percentagem de precipitação no Algarve, em Abril, foi menos de metade do valor médio do mês, revelou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De tal forma que a região algarvia já está em seca moderada.

Segundo o IPMA, no Sul do país os valores de precipitação foram inferiores ao normal, enquanto nas regiões Norte e Centro foram superiores.

Durante o mês ocorreram aguaceiros, por vezes, de granizo e acompanhados de trovoada por todo o território, sendo localmente fortes nos períodos 8-10, 13-16 e 23-28, este último período foi devido à depressão Lola.

De acordo com o índice PDSI no final de Abril, verificou-se um aumento da área e da intensidade da seca meteorológica na região Sul, sendo de realçar a região do Algarve, que está em seca moderada.

A distribuição percentual por classes do índice PDSI no território é a seguinte: 5.8 % chuva fraca, 74.7 % normal, 11.9 % seca fraca e 7.6% seca moderada.

O IPMA acrescenta que o mês de Abril em Portugal Continental foi muito quente, em relação à temperatura, e normal, em relação à precipitação.

O mês passado foi também mais quente que o normal em toda a parte oeste da Península Ibérica, enquanto, no extremo leste do continente, se verificaram valores inferiores ao valor médio em grande parte dos países.

Em relação à precipitação, o mês foi mais seco do que a média na parte oeste e sudeste do continente europeu, enquanto na maior parte da Europa Oriental e em partes da Península Ibérica se verificaram condições mais húmidas do que a média.

Em Portugal continental, o valor médio de temperatura média do ar (15.01°C) foi 1.85°C superior ao valor normal 1971-2000, salienta o IPMA, acrescentando que valores de temperatura média do ar superiores aos agora registados ocorreram em 15% dos anos desde 1931.

O valor médio de temperatura mínima do ar (9.76°C) foi o 10º mais alto desde 1931 (mais alto em 1945: 11.18°C), com uma anomalia de +1.63°C.

O valor médio de temperatura máxima do ar (20.25°C) também foi superior ao valor normal, +2.07°C e foi o 5º mais alto desde 2000 (mais alto em 2017: 23.27°C).

Quanto à precipitação, o valor médio em Abril (82.5 mm) foi muito próximo do valor normal 1971-2000 e corresponde a 105%, verificando-se contrastes importantes na distribuição espacial, de região para região, como já se viu acima.
 
 



Comentários

pub