“A Cultura na Transição Climática e Digital” é tema da última talk da Faro2027

Última talk terá lugar no dia 5 de Maio, às 10h30, via streaming no Facebook da Faro2027

O papel da arte e da criatividade na transição climática e digital será o mote para a terceira e última talk da Faro2027, que decorrerá amanhã, quarta-feira, 5 de Maio, às 10h30.

O objetivo destas conversas é recolher contributos que possam ser integrados no documento “Cultura Algarve Horizonte 2030”, «que deverá estar concluído até ao final do Verão e que irá servir para orientar os municípios e as entidades regionais, enquadrando as políticas públicas, com vista à obtenção de financiamento comunitário no próximo Quadro Financeiro Plurianual (2021 – 2027)», segundo os organizadores do evento.

Quais as redes e agendas para a transição climática e digital na região e na Europa? Que articulação é necessária entre entidades públicas, privados e sociedade civil na inovação digital e sustentabilidade ambiental? Qual o papel das artes e criatividade para a transição climática e digital numa sociedade a diferentes velocidades? Que enquadramento tem a cultura nos novos mecanismos de financiamento europeu que estão muito focados na transição climática e na transição digital?

Estas são algumas das questões que vão estar em cima da mesa no terceiro debate desta semana, inserido num conjunto de iniciativas para debater temáticas ligadas à cultura.

Esta é uma parceria entre a AMAL, a Faro2027 – Candidatura a Capital Europeia da Cultura, a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Universidade do Algarve.

A eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, Sara Machado, responsável pelo programa Cultura do Europa Criativa em Portugal e Tiago Prata, da Transversal Projects e especialista em financiamento cultural, são os convidados para este debate, moderado por Dália Paulo, responsável pela Direção Municipal de Administração, Planeamento e Modernização Administrativa do Município de Loulé.

Além destas talks, estão ainda previstos três WorldCafés (sessões online com inscrição), dois deles a acontecer no dia 12 de Maio e destinados a públicos específicos (um para dirigentes e técnicos municipais do setor cultural e outro dirigido a agentes culturais).

O último WorldCafé, a acontecer a 19 de Maio, será aberto ao público em geral, podendo inscrever-se através do site da Faro2027.

 



Comentários

pub