57 taxistas de Albufeira receberam formação em Suporte Básico de Vida

Esta ação decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Albufeira

57 taxistas de Albufeira receberam, durante o mês de Abril, formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE).

Esta ação decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e, a partir de agora, este concelho passa a dispor de um universo de 324 operacionais com formação em SBV-DAE aptas a desenvolver todos os procedimentos e a prestar socorro em situações de paragem cardiorrespiratória.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, diz que, «à semelhança das forças de autoridade, socorro e segurança, os taxistas são uma das classes profissionais que têm maior proximidade com as pessoas, estando no terreno 24 horas por dia, 365 dias por ano (em situações normais), pelo que fazem parte do grupo privilegiado que pode atuar precocemente face a uma situação de paragem cardiorrespiratória até à chegada do socorro diferenciado».

«Além destes operacionais, pretendemos formar ainda mais 500 pessoas, nomeadamente os elementos dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escuteiros, as associações desportivas do concelho e os motoristas do GIRO. Paralelamente, é nosso objetivo instalar equipamentos fixos em todos os Pavilhões das Escolas, preparando diversos profissionais para que possam realizar as manobras de SBV-DAE que permitem salvar vidas», diz ainda.

O programa DAE do Município, que iniciou em 2017, conta neste momento com um total de 22 equipamentos fixos em sítios estratégicos da via pública e 19 equipamentos móveis, 9 instalados em viaturas de diversas entidades com responsabilidade em matéria de proteção e segurança, nomeadamente a GNR (4), Bombeiros Voluntários de Albufeira (1), Polícia Municipal (2) e Serviço Municipal de Proteção Civil (2), sendo que um destes equipamentos encontra-se localizado no Gabinete Médico/Enfermagem que existe no serviço de saúde ocupacional do Município, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

 



Comentários

pub