Volta ao Algarve vai ter 7 das melhores equipas do mundo

«O prestígio granjeado nas edições anteriores permitiu atrair, novamente, um leque de equipas de elevada qualidade»

A 47ª Volta ao Algarve, que vai ser disputada de 5 a 9 de Maio, vai contar com a participação de 25 equipas, sete das quais WorldTeam, oito ProTeam e 10 de categoria Continental.

Entre as formações que visitam o Algarve estão as duas melhores do ranking mundial coletivo, a belga Deceuninck-Quick-Step e a britânica Ineos Grenadiers. Também vão participar a número cinco do mundo, a UAE Team Emirates, e a sexta mais bem colocada no ranking, a alemã Bora-hansgrohe.

A francesa AG2R Citroën Team regressa à Volta ao Algarve, após uma ausência de oito anos da corrida portuguesa. O contingente WorldTeam completa-se com duas equipas que são presença habitual nas estradas algarvias, a gaulesa Groupama-FDJ e a belga Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux.

O ciclismo espanhol será representado pelas quatro ProTeams do país, Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA, Equipo Kern Pharma e Euskaltel-Euskadi. De França chegam dois conjuntos do segundo patamar internacional, Delko e Team Arkéa-Samsic. A belga Bingoal Pauwels Sauces WB e a estadunidense Rally Cycling também estão entre as ProTeam convidadas.

A Volta ao Algarve será uma oportunidade para as equipas portuguesas medirem forças com coletivos internacionais numa corrida ProSeries.

Por isso, participam os nove blocos Continentais do país: Antarte-Feirense, Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, Efapel, Kelly-Simoldes-UDO, LA Alumínios-LA Sport, Louletano-Loulé Concelho, Rádio Popular-Boavista, Tavfer-Measindot-Mortágua e W52-FC Porto.

O pelotão completa-se com uma equipa Continental vinda de fora, mas com grande importância para o ciclismo português, a Hagens Berman Axeon, porta de entrada no ciclismo internacional para muitos dos portugueses que hoje evoluem no WorldTour, como João Almeida, Rúben Guerreiro e os gémeos Ivo e Rui Oliveira.

A equipa comandada por Axel Merckx apresenta-se no Algarve com os dois portugueses que tem no plantel de 2021, Diogo Barbosa e Pedro Andrade.

Habitualmente realizada em Fevereiro, em 2021 «a Volta ao Algarve teve de ser adiada para Maio, devido à pandemia», diz a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Apesar disso, «o prestígio granjeado nas edições anteriores permitiu atrair, novamente, um leque de equipas de elevada qualidade», sendo que, «mais uma vez, não foi possível acolher todas as equipas das três categorias internacionais da modalidade que manifestaram interesse em participar na prova».

 

Etapas

5/05/2021: Lagos – Portimão, 189,5 km

6/05/2021: Sagres – Fóia, 192,8 km

7/05/2021: Faro – Tavira, 203,1 km

8/05/2021: Lagoa – Lagoa, 20,3 km

9/05/2021: Albufeira – Malhão, 170,1 km

 



Comentários

pub