Vilamoura: Velejadora Carolina João garante vaga olímpica para Portugal na classe ILCA 6

ILCA 6 é a nova denominação da classe laser radial

Carolina João

A velejadora Carolina João garantiu esta quarta-feira, para Portugal, um lugar em Tóquio 2020 na classe ILCA 6 na Qualificação Olímpica Europeia que está a decorrer em Vilamoura.

Desde o primeiro dia de provas que a atleta portuguesa tem conseguido manter a distância para as principais adversárias, alcançando a meta a que se propôs.

“Estou muito contente por ter conseguido a vaga olímpica, principalmente a meio da prova. Consegui resolver o objetivo principal, agora nas finais é dar o meu melhor e tentar subir sempre na qualificação”, afirma Carolina João.

Os primeiros dois dias da prova correram bem à atleta lusa sendo “bastante consistente” e terminando as regatas no “top 20”, mas hoje, “foi um dia mau” com “muitos saltos e diferenças de pressão”, ainda assim conseguiu “celebrar” o apuramento.

Os próximos meses são de treino para a sua estreia em jogos olímpicos, para os quais não coloca para já quaisquer objetivos, algo que vai depender da preparação que, garante, irá fazer “da melhor forma que conseguir”.

 

Carolina João

Também a jovem velejadora israelita Shai Kakon garantiu a vaga olímpica para Israel. Visivelmente emocionada assume ser “extraordinário” ter a oportunidade de ir aos Jogos Olímpicos ainda “tão nova”.

Com apenas 18 anos, a atleta elogia o nível das velejadoras em competição em Vilamoura – onde marcam presença as 20 primeiras do ranking mundial – assumindo que fez o seu melhor.

Na classificação feminina ILCA 6 (nova denominação da classe laser radial), a dinamarquesa Anne-Marie Rindom continua a liderar, voltando a vencer uma das regatas do dia. A francesa Marie Barrue ascendeu hoje ao 2º lugar e a japonesa Manami Doi fechou o pódio.

Carolina João é a melhor portuguesa no 43º lugar, seguida de Mafalda Pires de Lima (48º), Leonor Dutra (85º) e Federica Franchi (88º) num total de 89 velejadoras.

Na classe ILCA 7 – homens (nova denominação da classe laser standard) a luta pelas vagas olímpicas mantém-se acesa com Espanha e os Países Baixos a colocarem-se ao final de 6 regatas, como os melhores candidatos.

A classificação geral é liderada pelo croata Filip Jurišić (4º no campeonato europeu 2020) seguido do atual vice-campeão o britânico Michael Beckett e do bicampeão olímpico brasileiro Robert Scheidt que regressou ao pódio.

O melhor português é Eduardo Marques (32º), seguido de Santiago Villax Sampaio (57º), Rui Silveira (72º), Lourenço Mateus (82º), André Granadeiro (96º), André Ribeiro (136º), João Pontes (137º) e Gonçalo Castro Nunes (139º) numa frota de 139 barcos.

A partir de hoje as frotas masculina e feminina serão divididas, com os melhores classificados a competiram na frota de ouro e os restantes velejadores a integraram a frota de prata.

 



Comentários

pub