Vai um “Pão com Manteiga”?

Pão é vendido em 14 locais, entre mercearias e restaurantes

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Luiz Silva trabalhou durante sete anos no reputado restaurante São Gabriel, em Almancil, ao lado do chef Leonel Pereira, detentor de uma estrela Michelin. Foi lá que, por acaso, aprendeu, pela primeira vez, aquela que se tornaria a sua paixão: a padaria. Estudou, testou e arriscou, até criar o “Pão com Manteiga”, uma marca que tem vindo a crescer e a fazer as delícias dos clientes, não só no Algarve.

Após ter criado o projeto em 2017, Luiz Silva cumpriu, este ano, mais um objetivo: arranjou um armazém, na zona da Franqueada, perto da Zona Industrial de Loulé, que transformou na sua fábrica de pão.

Mas, para lá chegar, houve anos e anos de luta: quatro para ser mais preciso, numa história que merece ser contada.

«O meu gosto pelo pão…Bem, eu trabalhei durante sete anos no restaurante São Gabriel, ao lado do chef Leonel Pereira. A equipa era muito boa e havia um colega, chamado Leandro Araújo, que fazia coisas criativas para o staff», diz ao Sul Informação. 

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Numa das vezes, Luiz, que nasceu no Brasil, mas já vive em Portugal há quase uma década, viu o colega a fazer pão e decidiu aprender. «Só que ele fez uma coisa boa e outra má: a boa é que me ensinou, a má é que me largou», conta, entre risos.

Então, nas folgas, nos tempos livres, Luiz Silva foi começando a estudar, a testar e transformou o «quarto numa autêntica fermentadora».

«No trabalho, ia mais cedo para cozer pão de massa-mãe e as coisas foram acontecendo. A certa altura, apaixonei-me por aquilo e comecei a fazer pão para o staff, para os clientes, para os meus vizinhos e tudo foi crescendo», diz.

Até que, em 2019, já com um conjunto de receitas afinadas, Luiz Silva deixou mesmo o São Gabriel, abriu atividade enquanto padeiro e dedicou-se por completo a esta paixão.

«Posso dizer que tudo o que tenho conseguido, este novo espaço que arranjei, foi tudo fruto do meu foco e do meu trabalho», confessa. É que, pouco tempo depois de se tornar padeiro a tempo inteiro, Luiz Silva sentiu que «precisava de um espaço próprio».

 

Pão de ameixa e centeio

 

«Antes, trabalhava só em casa, ia gerindo na medida do possível, mas agora tenho este espaço, comecei a arranjar os fornos aos poucos, com ajuda de alguns amigos, nomeadamente dos “Pãezinhos da Maria”, uma empresa da Ericeira», conta.

E que tipo de pão faz Luiz Silva? Por enquanto, há quatro variedades que saem e são vendidas em 14 locais, entre mercearias e restaurantes, espalhados por Faro, Almancil, Loulé, Quarteira, Portimão, São Brás de Alportel, mas também Lisboa e Évora. Antes, fazia encomendas particulares, mas agora só vende em mercearias e restaurantes.

«Tenho pão de aveia, pão de ameixa e centeio, pão de linhaça, com flor de sal, e pão integral», mas há muito mais a caminho.

«Com as minhas pesquisas, desenvolvi um caderno, com cerca de 100 receitas no total. O meu objetivo é ir fazendo aos poucos, com calma, adicionando mais produtos ao mercado», revela.

É que, acima de tudo, Luiz Silva tem uma máxima: «as pessoas sabem que o meu pão tem um valor um pouco superior à média, mas a qualidade é superior». Exemplo disso é o facto de apostar em produtos locais, como a flor de sal de Castro Marim, da empresa Salmarim.

 

 

Nestes tempos de dificuldade para tantas empresas, o criador da “Pão com Manteiga” acaba por ser um caso de sucesso e um exemplo de empreendedorismo, rótulos que não descarta.

«O que eu acho é que qualquer pessoa criativa e com vontade chega a qualquer lado. É claro que há noites mal dormidas, e eu passei por isso, mas, se alcancei algum sucesso, devo-o aos clientes, porque sei que já entreguei muito pão que sabia que não estava no meu auge, mas as pessoas sempre acreditaram em mim», conclui.

Quem quiser, pode seguir o trabalho de Luiz Silva e do seu “Pão com Manteiga” no Instagram ou no Facebook.

 

 



Comentários

pub