UAlg participa em projeto internacional que quer atenuar impacto da pesca em cetáceos

Entre as espécies prioritárias de estudo do projeto encontram-se o golfinho-comum e a orca

A Universidade do Algarve (UAlg) é uma das entidades que vai participar no CetAMBICion, um projeto que quer desenvolver «uma estratégia coordenada de avaliação, monitorização e mitigação de impactos da pesca em cetáceos, na sub-região do Golfo da Biscaia e da Costa Ibérica».

A iniciativa irá ser coordenada pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC – Espanha), juntando várias organizações de Portugal, Espanha e França.

O CetAMBICion tem como objetivo «reforçar a colaboração e a investigação científica entre os três países para avaliar o estado das populações de cetáceos e reduzir as suas capturas acidentais. Entre as ações a ser desenvolvidas até 2023, serão identificadas e propostas medidas técnicas tendo em vista a redução destas capturas», refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que também faz parte do projeto.

Ao longo de dois anos, esta iniciativa «aprofundará o conhecimento científico sobre a distribuição, habitat, abundância, características demográficas, taxas de mortalidade e impacto da pesca em cetáceos no Golfo da Biscaia e Costa Ibérica», tendo também o objetivo de avaliar «a eficácia de medidas de mitigação, no sentido de alcançar o bom estado ambiental no âmbito da Diretiva Quadro Estratégia Marinha».

Entre as espécies prioritários de estudo do projeto encontram-se o golfinho-comum (Delphinus delphis), o boto (Phocoena phocoena), o roaz (Tursiops truncatus), a orca (Orcinus orca), a baleia-comum (Balaenoptera physalus), a baleia-anã (Balaenoptera acutorostrata) e o zífio (Ziphius cavirostris).

 

 

O projeto envolve 15 parceiros de administrações públicas e de organismos públicos de investigação e de conservação, em colaboração com o setor pesqueiro e Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGAS).

Em representação de Portugal, participará, a par da UAlg, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Espanha vai participar através da entidade coordenadora (CSIC), da Fundação AZTI (AZTI), Fundação Biodiversidade (FB), Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO), da Secretaria Geral da Pesca (SGP) e da Secretaria do Estado do Meio Ambiente (SEMA). França é representada pelos parceiros do Ministério da Transição Ecológica (MTE), da Universidade de La Rochelle (LRUniv) e do Gabinete Francês da Biodiversidade (OFP).

O projeto está enquadrado na convocatória DG ENV/MSFD 2020 (DQEM) da Comissão Europeia, desenvolvendo-se em consonância com os requisitos da Diretiva Habitats e da Política Comum das Pescas. As atividades previstas serão desenvolvidas com o setor pesqueiro.



Comentários

pub