Talks e worldcafes ajudam Algarve a delinear estratégia cultural para o futuro

As ações vão estender-se até meados de Maio, permitindo que os contributos dos participantes possam ser integrados no documento “Cultura Algarve Horizonte 2030”

Ajudar a delinear a estratégia do Algarve para a área da cultura no futuro. Este é o grande objetivo de um conjunto de talks e worldcafes que arrancam já esta quarta-feira, 21 de Abril. 

A iniciativa é promovida pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, em parceria com a Faro2027 – Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Universidade do Algarve.

São, ao todo, seis ações online, entre talks e worldcafes, nas quais se procura um debate vivo sobre diferentes visões para o futuro da cultura, com vista à valorização do setor e da própria região.

A primeira dessas iniciativas acontece já no dia 21 de Abril, às 10h30, via streaming, e pode ser acompanhada através do Facebook da Faro2027 – Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura (Facebook@Faro2027).

O tema da Talk#1 é “Conexão Cultura e Inovação” e tem três oradores convidados: Marta Martins, diretora executiva da Artemrede, Nancy Duxbury, co-coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura da Universidade de Coimbra e membro da European Expert Network on Culture, e Jordi Pardo, diretor da Fundação Pau Casals e presidente do Circula de Cultura de Barcelona.

O debate, «que procura ser uma reflexão sobre o modo como a cultura pode ser motor para a inovação dos territórios numa fase de resiliência e de recuperação económica», vai ser moderado por Adriana Nogueira, diretora regional de Cultura do Algarve.

As ações vão estender-se até meados de Maio, permitindo que os contributos dos participantes possam ser integrados no documento “Cultura Algarve Horizonte 2030”, que deverá estar concluído até ao final do Verão.

O documento vai servir para orientar os municípios e as entidades regionais, enquadrando as políticas públicas, com vista à obtenção de financiamento comunitário no próximo Quadro Financeiro Plurianual (2021 – 2027).

 



Comentários

pub