“South Music”, o festival que nasce para ajudar músicos do Algarve

«Os projetos musicais do Algarve sempre tiveram alguma dificuldade em ganhar dimensão fora da região. Ciente desta realidade, a organização decidiu empenhar-se em encurtar as distâncias através da criação de um circuito de comunicação fluido»

Chama-se “South Music” e é um festival que quer «estimular o diálogo entre os músicos locais e os profissionais do setor». Faro vai acolher, a 15 e 16 de Junho, a primeira edição desta iniciativa que tem como embaixadores nomes como Dino D’Santiago, Júlio Resende, Nuno Guerreiro, Viviane e Zé Eduardo. 

O festival terá quatro grandes vertentes: ações de formação e capacitação dos projetos musicais selecionados, showcases, networking e conferências, com temas, convidados e moderadores ainda a revelar.

A comitiva de participantes e convidados será recebida pela organização do “South Music” e seus embaixadores, Dino D’Santiago, Júlio Resende, Nuno Guerreiro, Viviane e Zé Eduardo, músicos consagrados com fortes ligações ao Algarve.

«Os projetos musicais do Algarve sempre tiveram alguma dificuldade em ganhar dimensão fora da região. Ciente desta realidade, a organização decidiu empenhar-se em encurtar as distâncias através da criação de um circuito de comunicação fluido, começando pelo convite aos profissionais do setor musical para se deslocarem a Faro e conhecerem alguns destes projetos», diz a organização.

Deste modo, o festival «irá contribuir para dotar os artistas de ferramentas práticas que complementem o seu talento e os ajudem a alcançar a visibilidade necessária à integração no circuito musical nacional».

Para se candidatarem ao South Music, os artistas, a solo ou em banda, deverão cumprir alguns requisitos, desde logo, apresentar criações originais e ser algarvios ou residentes no Algarve, sendo valorizada a ligação dos projetos a Faro.

As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 30 de Abril, através do preenchimento do formulário no site www.southmusic.eu, onde poderá ser consultado o regulamento completo.

Os projetos serão avaliados por um painel de júri constituído pelos jornalistas Inês Meneses e Rui Miguel Abreu, pelo animador de rádio Fernando Alvim, pelo diretor do Teatro das Figuras Gil Silva, pela promotora, agente, manager e presidente da direção da APEFE Sandra Faria, pelo compositor, músico e produtor Renato Júnior, por Paulo Silva, programador do Festival Med e do Cineteatro Louletano, e por Nuno Saraiva, presidente da AMAEI.

Os projetos selecionados terão oportunidade de se apresentar em formato showcase aos participantes no South Music e frequentar ações de formação preparatórias, em áreas fulcrais para o desenvolvimento do seu percurso artístico.

Após o evento, o South Music continuará como uma plataforma alojando vídeos, áudios, informações e contactos das bandas participantes, funcionando como um agregador de conteúdos e veículo de comunicação com a indústria musical.

Este festival é uma iniciativa da Câmara Municipal de Faro, Teatro Municipal de Faro e Faro2027, relevante no processo de candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, que tem procurado capacitar os agentes culturais.

É também um modelo de cooperação regional, ao extrapolar as fronteiras do Município de Faro para abrir as candidaturas a todo os músicos e bandas do Algarve.

«A região tem respondido com o total apoio a este processo de candidatura através do envolvimento, desde a primeira hora, das principais entidades regionais, nomeadamente da AMAL, Universidade do Algarve (UAlg) e Região de Turismo do Algarve (RTA) que se assumiram como coprodutoras da candidatura mas também da Direção Regional de Cultura, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e Instituto Português do Desporto e Juventude que confirmaram o seu interesse colaborativo.

No contexto específico do South Music, além dos objetivos centrais da iniciativa, a Faro2027 irá apresentar a iniciativa South Music Geração Cápsula, que procura chegar a jovens criativos dos 14 aos 18 anos, através de um processo de curadoria que irá permitir lançar uma nova geração de músicos de Faro e do Algarve.

O South Music tem como parceiros a APEFE, SPA, GDA, Audiogest, AMAEI, Aporfest e a AEAPP – Associação Espectáculo.

 



Comentários

pub