Socialistas algarvios querem mais testes e vacinas nos concelhos de maior risco

«Não basta olhar para o aumento do número de casos positivos na folha Excel e, de quinze em quinze dias, decretar que um determinado concelho tem de parar ou até regredir a sua atividade económica»

Portimão – Foto: Flávio Costa | Sul Informação – Arquivo

Os deputados socialistas algarvios, inclusive Luís Graça, presidente do PS/Algarve, solicitaram ao Governo medidas excecionais de combate à pandemia, como mais testes e uma maior vacinação nos concelhos com mais de 120 e 240 casos por 100 mil habitantes. 

Numa reunião esta segunda-feira com Jorge Botelho, secretário de Estado responsável pela coordenação da Covid-19 no Algarve, e a Administração Regional de Saúde sobre a situação pandémica e o processo de vacinação na região, os parlamentares Luís Graça, Jamila Madeira, Joaquina Matos, Ana Passos, e Francisco Oliveira lembraram que o Algarve é uma região segura, «onde globalmente o índice Rt está abaixo de 1».

Os deputados consideram «que os focos verificados em alguns concelhos», como Portimão ou Albufeira, «precisam de uma atuação mais pronta e incisiva por parte das autoridades de saúde de forma a conter rapidamente a transmissão do vírus pela comunidade».

Nesse sentido, propõem, a exemplo do que existiu em Lisboa, «a criação de uma comissão de coordenação especial nos concelhos onde existam mais de 240 casos por 100 mil habitantes».

No encontro, «concluiu-se ainda que existe uma discrepância na fórmula matemática utilizada para calcular o rácio de incidência, uma vez que a população presente no Algarve, ou inscrita nos centros de saúde, é superior à população registada pelo INE, dado que os turistas, trabalhadores imigrantes ou residentes estrangeiros contam em caso de ficarem positivos, mas não contam em termos populacionais», diz o PS/Algarve.

Para os deputados do PS, «esta discrepância entre o numerador e o denominador distorce os resultados da equação que está a ser utilizada para calcular a evolução da pandemia, como é particularmente visível em concelhos como Portimão, Aljezur ou Vila Real de Santo António».

Os parlamentares dizem mesmo que «não basta olhar para o aumento do número de casos positivos na folha Excel e, de quinze em quinze dias, decretar que um determinado concelho tem de parar ou até regredir a sua atividade económica».

«O Ministério da Saúde tem, em cada momento e de acordo com a realidade de cada município, de prescrever do ponto de vista da saúde pública a terapia adequada à situação pandémica. Não podemos esperar que os números diminuam por si só e, no caso de aumentarem, fechar a economia», defendem os socialistas algarvios, considerando desejável aumentar a testagem nos concelhos com mais de 120 e 240 casos por 100 mil habitantes de forma a identificar e isolar rapidamente qualquer caso positivo e contactos próximos.

Os parlamentares alertaram ainda o responsável do Governo e as autoridades de saúde da região para a necessidade de acelerar o ritmo da vacinação quando se verifica que o vírus circula num determinado contexto ou espaço social, como foi feito anteriormente para os lares de idosos.

Em relação a este processo, os responsáveis informaram que esta semana chegará às 100 mil vacinas administradas na região, ao iniciar-se a segunda fase, com a abertura de 11 novos centros de vacinação.

«Estas tarefas, designadamente a testagem, não podem estar apenas dependentes do esforço financeiro e da vontade de cada autarquia, é preciso que o Estado central assuma igualmente o seu papel», consideram os socialistas eleitos pelo Algarve, que defendem igualmente um reforço de vigilância, por parte da PSP e GNR, no cumprimento da obrigação do uso de máscara e das regras de distanciamento e higiene respiratória nos espaços públicos.

No caso das empresas que se virem obrigadas a encerrar novamente, como aconteceu em Portimão, pretendem que seja adotado um programa de apoio às empresas, «porque é insustentável abrir um estabelecimento comercial como um restaurante ou um café e ter que encerrar 15 dias depois».

 



Comentários

pub