São Brás de Alportel abre centro com capacidade para vacinar 300 pessoas por dia

O centro de vacinação vai funcionar sete dias por semana

O Centro Municipal de Vacinação Covid-19 de São Brás de Alportel já está aberto desde ontem, 27 de Abril, e terá capacidade para vacinar 300 pessoas diariamente.

O centro, que contou com um investimento municipal superior a 10 mil euros, dará «assim a possibilidade para a vacinação em massa da população», num espaço que vai funcionar sete dias por semana, inclusivamente nos fins de semana, feriados e tolerâncias de ponto.

«Este é um momento muito importante, há muito desejado, que vem permitir, dentro em breve, a vacinação em massa da nossa população», disse o presidente da Câmara de São Brás de Alportel Vitor Guerreiro, afirmando que «a vacinação é a resposta que nos pode permitir o regresso à normalidade e à dinâmica da nossa economia local, que é tão premente».

Para a concretização deste centro de vacinação, o município adaptou o Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires às necessidades para «assegurar um atendimento eficiente dos cidadãos assim como o cumprimento das regras de segurança, mediante um investimento de mais de 10 mil euros para criar as condições necessárias para o bom funcionamento deste espaço», diz o município.

O Centro de Vacinação conta com um espaço de receção, salas de espera, três postos de vacinação, um ponto de preparação das vacinas, uma sala de recobro, sala de observação, três saídas de emergência, espaços para descanso e refeições dos profissionais afetos a este serviço, bem como balneários.

O funcionamento do centro é assegurado por sete profissionais de saúde e quatro funcionários da Câmara Municipal e estará aberto das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Nesta segunda-feira, 26 de Abril, o espaço foi visitado pelo presidente da Câmara Municipal Vitor Guerreiro, acompanhado pela diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Algarve I Central (ACES) Sílvia Cabrita, pela vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve Josélia Gonçalves, pela delegada de saúde pública Filomena Correia e por outros profissionais ligados ao processo.

Sílvia Cabrita sublinhou que, «sem as autarquias, não seria possível montar esta logística. A Proteção Civil e a autarquia são parceiros imprescindíveis para levar este processo a bom porto».

«A autarquia tem estado desde o início, como parceiro ativo e inteiramente disponível para dar todo o apoio possível às autoridades de saúde como parceiro. Sem hesitações, temos feito os investimentos necessários para a abertura deste centro de vacinação assim como de outros investimentos necessários para ajudar a comunidade a superar este período pandémico», explicou Vítor Guerreiro.

A autarquia alerta que «só se devem dirigir a este espaço as pessoas que já têm marcação prévia, uma vez que o Centro Municipal de Vacinação funciona por encaminhamento do Serviço Nacional de Saúde».

Se tem 65 anos ou mais anos, e ainda não foi convocado para vacinação, pode dirigir-se ao Centro de Saúde ou fazer o seu auto agendamento online.

 

Fotos: Câmara Municipal de São Brás de Alportel

 



Comentários

pub