Receitas do Carnaval de Loulé distribuídas por IPSS e associações

A autarquia sublinha o facto de o Carnaval ter esta componente solidária

A Câmara de Loulé atribuiu ontem, 22 de Abril, um valor de 70 mil euros (referente às receitas do Carnaval de Loulé) a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), coletividades e associações.

As cinco IPSS apoiadas foram: a Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão, a ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve, a UNIR – Associação dos Doentes Mentais, Famílias e Amigos do Algarve, a Associação Esperança e Paz e a ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil.

Relativamente aos restantes 50% da receita, o valor destina-se às seguintes associações: Grupo Desportivo das Barreiras Brancas, EXISTIR – Associação para a Intervenção e Reabilitação de Populações Deficientes e Desfavorecidas, CDA – Clube Desportivo AlgarveGym, DOINA – Associação de Emigrantes Romenos e Moldavos do Algarve, Moto Clube de Loulé, GCL – Ginástica Clube de Loulé, TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé, Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 290 – Loulé, Louletano Desportos e Juventude Sport Campinense.

A verba é referente às receitas do Carnaval de Loulé 2020, num valor arrecadado com a bilheteira do desfile, no «último ano em que o corso saiu para a rua, semanas antes do despoletar da pandemia no nosso país», diz a autarquia.

Com esta iniciativa, a Câmara de Loulé «pretende apoiar o trabalho levado a cabo por algumas IPSS do concelho, particularmente num momento em que as fragilidades sociais se acentuaram e que as ações nesta área são fundamentais» com 50% do valor.

A atribuição dos restantes 50% deste apoio é destinado às coletividades, associações e clubes que participaram no desfile é uma forma de «premiar e enaltecer o envolvimento, o empenho e a criatividade com que o fizeram, demonstrando mais uma vez que o Carnaval continua a ser uma tradição bastante enraizada na comunidade local, mas também estimular as novas gerações para essa participação», explica o Município.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, lamenta o facto de «este ano o Carnaval não ter voltado à Avenida José da Costa Mealha e cumprir esta tradição que tanto diz ao coração dos louletanos e que atrai milhares de visitantes à cidade».

No entanto o presidente afirma que «estamos aqui a atribuir as verbas do desfile de 2020, para apoiar estes agentes promotores da vida social do concelho numa altura em que é fundamental esta interajuda e cooperação para enfrentarmos os problemas que a crise sanitária veio agravar. Uma palavra de agradecimento às coletividades que mantêm vivo o espírito carnavalesco com o seu envolvimento no desfile».

A autarquia sublinha o facto de, o Carnaval de Loulé , desde a sua primeira edição em 1906, «sempre ter tido um papel de beneficência, começando por atribuir 200 “esmolas” a pessoas carenciadas do concelho. Nos anos 20, a sua organização começou a ser da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Loulé tendo como objetivo a atribuição de toda a receita do carnaval para o funcionamento do hospital de Loulé, que durante muitos anos foi considerado como referência na região do Algarve».

Mais tarde, a Câmara Municipal de Loulé retomou essa componente solidária.

 



Comentários

pub