Quarteira já tem Espaço Cidadão para aproximar o Estado das pessoas

«Quarteira precisava disto», diz Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Os quarteirenses já não têm de ir a Loulé para tratar da renovação do cartão de cidadão, da carta de condução ou para pedir o registo criminal. O novo Espaço Cidadão foi inaugurado esta quarta-feira, 21 de Abril, no Centro Autárquico de Quarteira, e vem mostrar que o «Estado tem de estar próximo das pessoas».

São cerca de 70 os serviços que podem ser feitos neste Espaço Cidadão que também permite, por exemplo, tratar de pedidos de alteração de morada, da chave móvel digital ou da obtenção da caderneta predial. Para consultar todos os serviços, clique aqui.

Criada em «tempo recorde», cerca de três meses, a inauguração desta nova valência na cidade de Quarteira contou com a presença de Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

A governante visitou o Espaço, considerando que a administração pública tem, atualmente, de seguir uma máxima: a proximidade.

«O Estado, que somos todos nós, tem de ser levado para mais próximo das pessoas. Tirá-lo do Terreiro do Paço, o que até já é mais um jargão do que a realidade. O Estado tem de ser próximo das pessoas e este é um bom exemplo», considerou, em declarações aos jornalistas.

«O cidadão consegue, neste novo espaço, fazer mais de 70 serviços online, de 13 entidades diferentes. Tudo o que é possível fazer online pode ser feito aqui com a ajuda de pessoas especializadas que auxiliam esse trabalho e a sua conclusão», explicou.

Esta era, de resto, uma aspiração antiga dos quarteirenses: deixarem de se deslocar obrigatoriamente a Loulé para tratar de assuntos como o cartão de cidadão ou a carta de condução.

Para Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, este é, acima de tudo, um «serviço que vem ajudar as pessoas».

«A nossa freguesia é uma referência no Algarve e é para nós gratificante perceber que conseguimos, cada vez mais, prestar apoio à população», considerou.

 

Foto: Junta de Freguesia de Quarteira

 

Para o autarca, «Quarteira precisava disto».

«Temos uma freguesia grande, em termos de população, as necessidades estão aqui e as pessoas precisam de serviços de proximidade», acrescentou.

Também Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, considerou que «todos temos a ganhar» com esta aproximação do Estado aos cidadãos.

«Os serviços têm de estar perto das pessoas – uma administração pública amigável tem de ser transparente, próxima e eficiente. Todos temos a ganhar com isso», concluiu.

Este Espaço Cidadão vai funcionar todos os dias úteis das 9h00 às 16h30 e tem os seguintes contactos: 289 315 235 e espaco.cidadao@jf-quarteira.pt.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação e Junta de Freguesia de Quarteira

 

 

 



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