Quarta fase de desconfinamento antecipada para 1 de Maio

Fronteiras com Espanha também reabrem no dia 1

Abertura das fronteiras com Espanha, todas as lojas e centros comerciais a funcionar até às 21 horas, durante a semana, e até às 19 horas, aos fins-de-semana e feriados, restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de 6 pessoas ou 10 em esplanadas, por grupo) abertos até às 22h30, espetáculos culturais a poder acontecer também até às 22h30.

Estas são as principais medidas da quarta e última fase de desconfinamento, que foi antecipada para sábado, dia 1 de Maio, como acaba de anunciar o primeiro ministro, após o Conselho de Ministros onde as novas medidas foram decididas.

Outras medidas desta nova fase, para a maioria do país, passa pela permissão da venda de álcool até às 21h00 e pelo aumento da lotação dos casamentos, batizados e outras celebrações, para 50% dos espaços onde tenham lugar.

O país avança para a quarta fase de desconfinamento, uma vez que se «mantém no quadrante verde», em termos de taxa de transmissibilidade e incidência, explicou António Costa, em conferência de imprensa.

Apesar destas boas notícias para a generalidade do país, há várias exceções, de concelhos que não avançam no desconfinamento (Portimão) e de outros que recuam (Aljezur). Há mesmo a decisão de colocar sob cerca sanitária duas freguesias do concelho de Odemira.

Depois de o Presidente da República ter decidido que não prolongaria o estado de emergência, o país passa à situação de calamidade, a partir das zero horas de sábado.

 



Comentários

pub