Qualificação olímpica de vela (ILCA 7) continua com tudo em aberto em Vilamoura

São agora 12 os países que ainda tentam a sua sorte na classe masculina, com a Espanha a destacar-se como favorita, seguida da Bélgica e dos Países Baixos

A luta pelas duas vagas olímpicas de de vela (ILCA 7 – homens) continua aberta em Vilamoura onde, até sábado, 24 de Abril, decorre a qualificação Olímpica do Continente Europeu desta classe ILCA.

São agora 12 os países que ainda tentam a sua sorte na classe masculina, com a Espanha a destacar-se como favorita, seguida da Bélgica e dos Países Baixos.

Portugal integra a frota de ouro com Eduardo Marques a manter o 32º, sendo o melhor português seguido de Santiago Villax Sampaio (56º).

Os velejadores portugueses mantêm-se na corrida para Tóquio, mas o objetivo parece cada vez mais difícil com seis países melhor posicionados para os Jogos Olímpicos.

Com os velejadores divididos já em frota de ouro e prata a classe ILCA 7 (nova denominação da classe laser standard) é liderada agora pelo atual vice-campeão europeu o britânico Michael Beckett, seguido do bicampeão olímpico Robert Scheidt e o espanhol Joel Rodriguez Perez fecha o pódio.

Integrados na frota de prata Rui Silveira é 73º, Lourenço Mateus (75º), André Granadeiro (92º), André Ribeiro (135º), João Pontes (138º) e Gonçalo Castro Nunes (139º) numa frota de 139 barcos.

Com as duas vagas olímpicas de ILCA 6 – mulheres (nova denominação da classe laser radial) já entregues a Israel e a Portugal, as atenções concentram-se agora na luta pelo pódio.

Após sete regatas a classificação geral é liderada pela dinamarquesa Anne-Marie Rindom que continua a somar primeiros lugares ao vencer a regata de hoje.

O 2º lugar na regata foi alcançado pela suíça Maud Jayet que ascendeu assim à 2º posição da geral, após resultados consistentes ao longo desta prova em Vilamoura.

A francesa Marie Barrue desceu hoje para o 3º posto depois de uma regata menos feliz.

Carolina João, que integra a frota de ouro feminina, continua a ser a melhor portuguesa, subindo hoje 4 lugares para 39º. A competirem na frota de prata Mafalda Pires de Lima subiu hoje um posto (47º), Leonor Dutra manteve o lugar (85º) assim como Federica Franchi (88º) num total de 89 velejadoras.

Até sábado estão previstas mais duas regatas para cada uma das frotas em competição.

Comentários

pub