Portimão, Lagos e Armação de Pêra voltam a estar “Entrelaçados” com cultura

O festival vai acontecer entre 1 de maio e 28 de agosto

Foto: Câmara Municipal de Portimão

Portimão, Lagos e Armação de Pêra (Silves) voltam a acolher o festival “Entrelaçados”, a acontecer entre 1 de Maio e 28 de Agosto, com propostas de dança contemporânea, performances, workshops e uma mostra de vídeo-dança.

A abertura do festival vai acontecer este sábado, 1 de Maio, às 11h30, a partir da Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, com a inauguração da exposição de fotografia “Algarve, Dança e Arte”, seguindo-se uma apresentação de dança contemporânea, sendo transmitido nas redes sociais da Associação Cultural Dascenema.

No âmbito dos espetáculos de dança contemporânea, o destaque vai para a performance “Inverno”, que a Companhia de Dança de Almada apresentará, no dia 17 de Julho, no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), e para “Me, Viola and I”, de Nastasja Stefanic, espetáculo que poderá ser visto no dia 13 de Julho, no Auditório do Museu de Portimão.

No dia 18 do mesmo mês, estas atuações ficarão disponíveis online para serem assistidas durante quatro horas.

Em nota de imprensa, a Câmara de Portimão realça ainda a mostra de vídeo-dança que acontece no dia 14 de Julho, no Museu desta cidade.

Já na dança contemporânea, haverá espetáculos de Miguel Ramalho (22 de Maio em Lagos), de Lígia Soares (26 de Agosto em Lagos e 27 de Agosto no Jardim 1.º de Dezembro em Portimão) e da Companhia Dancenema (18 de Julho em Armação de Pêra).

À semelhança de anos anteriores, o festival terá workshops abertos ao público em geral, lecionados pelos próprios coreógrafos das peças apresentadas, cujo objetivo principal é «a criação de público para os espetáculos, familiarizando-os com a linha de trabalho e método coreográfico do autor/coreógrafo», diz a autarquia de Portimão.

Em Portimão, haverá três workshops: “Movement”, por Tiago Martins, que acontecerá no dia 30 de Maio no Pavilhão Desportivo da Boavista, “3C (Criação, Composição e Clichês)”, que a coreógrafa Maurícia Barreira Neves orientará, de 15 a 17 de Julho, na Sala de Ensaios do Teatro Municipal, e “O sono do espectador”, por Lígia Soares, no dia 28 de Agosto na Casa das Artes.

Da programação faz ainda parte uma componente de formação avançada para bailarinos semiprofissionais e profissionais, com dois cursos, num total de 25 horas cada, e que decorrerão na Escola de Dança de Lagos, de 17 a 21 de Maio e de 25 a 28 de Maio, lecionados por Roberto Olivan e Hélder Seabra, respetivamente.

No dia 24 de Agosto, às 20h00, o “Café-Performance” vai decorrer no restaurante Pote Cheio, em Portimão, «que alia o prazer da gastronomia ao gosto de ver um espetáculo de música e dança ao vivo», salienta o município.

Haverá também programação própria para o público escolar portimonense, disponibilizada online, da qual faz parte o espetáculo “A Loja dos Bonecos”, gravado no Teatro de Portimão.

Para mais informações acerca da programação completa, inscrições em workshops e obtenção de bilhetes, poderá consultar o site da Associação Dascenema ou a página de Facebook.

 

Fotos: Câmara Municipal de Portimão/Filipe da Palma e Miguel Estima



Comentários

pub