Portimão está a investir 5 milhões de euros em escolas com ajuda da União Europeia

Presidente da CCDR do Algarve esteve ontem em Portimão

Portimão está a investir cinco milhões de euros na renovação de oito escolas do concelho, um esforço financeiro que será comparticipado em cerca de 3 milhões de euros por Fundos da União Europeia.

Estabelecimentos escolares deste concelho do Barlavento foram ontem visitados por José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, entidade gestora do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, no âmbito do qual as obras são cofinanciadas.

Ao todo, foram já aprovados apoios à requalificação e construção de escolas em treze concelhos da região. Os investimentos, que têm um valor global de 27 milhões de euros, vão ser comparticipados em 18,6 milhões de euros por fundos europeus, «sobretudo em execução nos anos de 2021 e 2022, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)».

No caso de Portimão, as obras de maior monta e que foram ontem visitadas são a de reabilitação da Escola Básica 2,3 Professor José Buísel (3,4 Milhões de euros de investimento), atualmente em curso, e a de remodelação e ampliação do Jardim de Infância dos Montes de Alvor (454 mil euros), obra já concluída.

«Paralelamente, o município candidatou seis intervenções para remodelação e modernização das Escolas Básicas do 1º Ciclo de Chão das Donas, Coca Maravilhas e Major David Neto e para remoção de amianto nas Escolas Básicas do 2º e 3º Ciclos Júdice Fialho e D. Martim Fernandes e na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes», segundo a CCDR algarvia.

Com as candidaturas realizadas, Portimão garantiu «uma comparticipação de aproximadamente três milhões de euros de fundos europeus».

 

 



Comentários

pub