Pelo menos até 16 de Abril, Espanha mantém fechada fronteira com Portugal

«A situação epidemiológica em Espanha e Portugal aconselha à manutenção de medidas preventivas de restrição»

Espanha vai manter, pelo menos, até 16 de Abril os controlos na fronteira com Portugal por causa da situação epidemiológica da Covid-19 em ambos os países, segundo uma decisão publicada hoje no boletim oficial do Estado espanhol.

«A situação epidemiológica em Espanha e Portugal aconselha à manutenção de medidas preventivas de restrição de mobilidade no interior do território e, correspondentemente, após consultas com as autoridades portuguesas, decidiu-se manter os controlos na fronteira interior terrestre entre ambos os países para além da Semana Santa», lê-se na ordem do Ministério do Interior espanhol.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro português António Costa já tinha dito que a fronteira ibérica continuaria fechada «com aquelas exceções que são conhecidas e têm vindo a ser praticadas», sem avançar datas para a reabertura.

A fronteira com Espanha está fechada desde 31 de Janeiro e só podem passar nos pontos autorizados os transportes internacionais de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e sazonais documentados, veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.

No diploma do Ministério do Interior espanhol considera-se que o prolongamento do fecho da fronteira é «uma medida proporcional à gravidade da situação e é congruente com as medidas adotadas no interior do território espanhol».

Em Espanha existem várias restrições à mobilidade da população que vigoram até 9 de Abril para evitar deslocações durante a Semana Santa.

Portugal está pela 14.ª vez desde Março de 2020 em estado de emergência justificado com a pandemia da covid-19, decretado de 1 a 15 de Abril.

 



Comentários

pub