Odiana e GNR levam «conversas de proximidade» aos idosos isolados de Castro Marim

Iniciativa faz parte do projeto Castro Marim (COM)Vida

Já arrancou a iniciativa “Conversas 65+”, no concelho de Castro Marim, que pretende combater a solidão e o isolamento dos idosos. Este projeto conta com a participação da GNR que, nas visitas de proximidade, irá abordar também situações de burla, maus tratos e negligência na 3ª idade.

Segundo a associação Odiana, esta iniciativa, que faz parte do projeto “Castro Marim (COM)Vida”, consiste «num ciclo de visitas de proximidade para reforçar o apoio social aos idosos. O objetivo é atenuar a solidão através de uma conversa ou palavra amiga. Estas visitas/conversas sociais decorrem às terças-feiras com a colaboração da GNR – Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário».

O intuito, explica a associação, «é desenvolver uma ação de proximidade para transmitir segurança aos mais isolados e vulneráveis».

«Alertar para situações de burla, sensibilizar para os maus tratos/negligência na 3ª idade, agravados pelo confinamento, bem como acompanhar a situação social e emocional dos seniores» são alguns dos objetivos do “Conversas 65+”.

A iniciativa é destinada aos idosos das localidades mais isoladas de Castro Marim, «numa estratégia de combate ao isolamento geográfico e social, agora agravado pelo contexto atual de pandemia por Covid-19».

Paralelamente, prossegue a Odiana, «estas visitas têm também como objetivo transmitir informação relevante para a terceira idade (desde o reforço dos hábitos de higiene, alimentação, segurança, entre outros), bem como o acompanhamento regular da situação de cada um dos idosos».

A destacar que no âmbito do CLDS 4G já foram realizadas outras ações sobre os «Cuidados a ter com o calor», e «Boas práticas e cuidados a ter em tempos de Covid19».

As «Conversas 65+» são dinamizadas pela Equipa Técnica do Castro Marim (COM)Vida e resultam «de um desafio claro e resposta prioritária ao isolamento dos idosos provocado pela Covid-19».

Esta é uma iniciativa que se enquadra na atividade “Sénior Informado e em Segurança”, do projeto CLDS 4G “Castro Marim (COM)Vida”, promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Mais informações estão disponíveis aqui.

 



Comentários

pub