Novo coletivo de jazz do Algarve estreia-se com concerto no Cine-Teatro Louletano

Neste espetáculo, o Cal Jazz Collective contará com a participação especial de Zé Eduardo

O mais recente coletivo de jazz algarvio – o Cal Jazz Collective – vai ter o seu primeiro concerto no dia 30 de Abril, Dia Internacional do Jazz, no Cine-Teatro Louletano. O projeto  junta nomes como Marco Martins e Sara Badalo.

Neste espetáculo, o Cal Jazz Collective contará com a participação especial de Zé Eduardo, um dos grandes mestres do jazz português.

CAL (Central Algarve) Jazz Collective é um projeto assinado pela Mákina de Cena, tendo em vista a estimulação da criação de conteúdos jazzísticos no Algarve e a agregação de músicos de vários pontos da região, numa formação inédita.

Nas palavras de Marco Martins, diretor artístico do projeto, «este CAL representa mais um passo no caminho da emancipação do Algarve enquanto território de criação, não só a nível do jazz, mas das artes performativas em geral».

«Num momento em que as formações são cada vez mais pequenas, por razões económicas, poder juntar uma equipa deste tamanho e desta qualidade é, sem dúvida, uma vitória para o jazz algarvio», acrescenta.

Contando com Marco Martins na direção artística e no baixo, Sara Badalo na voz, Leon Baldesberger no trompete, Luís Domingos Miguel no saxofone, Alexandre Dahmen no piano e Maximiliano Llanos na bateria – músicos com percursos estabelecidos nacional e internacionalmente –, o CAL Jazz Collective reflete na sua música a maturidade e cruzamento de linguagens de cada um dos seus membros, valorizando a composição e criação de temas originais, bem como a reinterpretação e arranjo de jazz standards.

«São os primeiros passos para a criação de um coletivo profissional de Jazz, sediado em Loulé pela mão da Mákina de Cena, com um formato aberto, vocacionado não apenas para a criação, mas também para a formação, promovendo a rotatividade e inclusão de novos músicos e convidados, adaptando-se e renovando-se a cada desafio», acrescenta, ainda, Marco Martins.

O espetáculo do Cine-Teatro Louletano começa às 19h00 de dia 30 e os bilhetes custam 8 euros, valor que desce para 6 euros para maiores de 65 ou menores de 30 anos.

 

 



Comentários

pub