Mobilidade subiu a partir da segunda semana de Fevereiro e reduziu na Páscoa

No geral, aos domingos, assinala-se menos mobilidade da população do que nos restantes dias da semana

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação – Arquivo

A mobilidade da população residente em Portugal aumentou a partir da segunda semana de Fevereiro, mas observou-se «uma ligeira redução» nos dias associados às férias escolares e ao período da Páscoa, revelam dados do INE hoje divulgados.

Os dados, enquadrados no domínio do Statslab do Instituto Nacional de Estatística (INE), analisam o movimento da população desde os primeiros casos de covid-19 em Portugal em Março de 2020 e verificam que, de uma forma geral, nos domingos se assinala menos mobilidade da população do que nos restantes dias da semana.

Após os primeiros casos confirmados de Covid-19 e na sequência da declaração do primeiro Estado de Emergência, verificou-se «uma redução da mobilidade da população, registando-se depois um aumento dos níveis de mobilidade na sequência das medidas de desconfinamento», referem os “Indicadores de mobilidade da população ao nível regional: uma leitura a partir da informação da iniciativa ‘Data for Good’ do Facebook”.

Considerando a média móvel dos últimos sete dias, verificou-se a partir de Novembro, globalmente, uma redução dos níveis médios de mobilidade na sequência da declaração do Estado de Emergência a 9 de Novembro e das subsequentes renovações.

«Neste contexto, constituem exceção os dias antecedentes ao Natal e subsequentes ao Ano Novo onde se verifica um aumento da mobilidade em virtude do levantamento geral das medidas de restrição à circulação», refere o INE na análise.

De acordo com os dados, esta tendência de redução da mobilidade acentuou-se após a entrada em vigor, no passado dia 15 de Janeiro, das medidas extraordinárias para limitar a propagação da pandemia, incluindo o dever geral de recolhimento domiciliário, seguido da suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais a partir de 22 de Janeiro.

«A partir da segunda semana de Fevereiro verifica-se, globalmente, uma tendência de aumento dos níveis de mobilidade, que se acentua na sequência do levantamento das medidas restritivas e da reabertura das escolas até ao 1.º ciclo do ensino básico a partir de 15 de Março e da reabertura das escolas dos 2º e 3º ciclos a partir de 5 de Abril, verificando-se, contudo, um ligeiro aumento da proporção de população que ‘ficou em casa’ nos dias associados às férias escolares e ao período da Pascoa», salienta.

A população que «ficou em casa» é aferida a partir do número de utilizadores do Facebook associados «a uma única quadrícula de referência de 600mx600m» durante as 8h00 e as 20h00 do dia ‘x’, exigindo-se pelo menos três ocorrências durante esse período horário, explica o INE.

 



Comentários

pub