Mega Tocha Florida nasce no centro de São Brás de Alportel

A exibição desta instalação integra o programa “Juntos celebramos a Páscoa em Casa – unidos pelo coração e pela tradição”

É a grande festa de São Brás de Alportel, mas, pelo segundo ano consecutivo, não será celebrada com a tradicional Procissão de Aleluia. Mas, para não deixar a data passar em claro, a Câmara Municipal criou uma Mega Tocha Florida, no Largo de São Sebastião, com mais de 200 quilos, que poderá ser visto, em toda a sua plenitude, no Domingo de Páscoa, 4 de Abril.

A exibição desta instalação integra o programa “Juntos celebramos a Páscoa em Casa – unidos pelo coração e pela tradição” que inclui a celebração eucarística com transmissão online, uma exposição documental e várias exposições físicas e digitais. Também em curso, até 4 de Abril, está a 12ª Quinzena Gastronómica, com uma edição especial take-away e ao domicílio.

A estrutura da Tocha Florida de Homenagem foi construída com o aproveitamento de materiais de ferro existentes nas oficinas do município e vai ser decorada com 134 vasos de flores e complementada com flores campestres alusivas à Festa das Tochas Floridas, levando uma vela no cimo da tocha.

Esta instalação artística foi produzida pela equipa de serralharia, com o apoio dos setores de carpintaria, pintura, pedreiros, calceteiros e eletricidade. O design e decoração são da autoria de Sónia Martins, do Gabinete Municipal de Turismo, o projeto coube ao vereador Acácio Martins e contou ainda com o apoio do Gabinete de Comunicação, dos Gabinetes de desporto e cultura, entre outros colaboradores municipais.

«Esta peça de arte coletiva pretende assinalar esta época muito acarinhada pelos são-brasenses, prestar homenagem aos são-brasenses que sempre deram voz e mãos a esta tradição e lembrar o poeta Bernardo de Passos, que inspira a sua terra», diz a Câmara de São Brás de Alportel.

No Domingo de Páscoa, dia 4 de Abril, o programa tem início pelas 10h30, altura em que a Paróquia de São Brás de Alportel celebra a Eucaristia da Ressurreição numa missa campal com lugares limitados e com transmissão online através das redes sociais do Município.

O pároco irá passar pelas ruas onde passava habitualmente a Procissão da Aleluia, estando todos os são-brasenses convidados a levar as suas tochas e colchas para as janelas e varandas para proclamar a ladainha: “Ressuscitou como disse: Aleluia, Aleluia, Aleluia”.

A exposição digital “Baú de Fotografia Digital” será publicada no Facebook do Município e da Associação Cultural Sambrasense durante o Domingo de Páscoa.

Esta mostra irá depois estar patente em formato físico no átrio da Biblioteca Municipal entre 5 e 17 de Abril. Também no átrio da Biblioteca Municipal serão expostos, no mesmo período, os trabalhos vencedores do concurso de “Jogos Florais 2021”, uma iniciativa que habitualmente era dada a conhecer na tarde do domingo de Páscoa, altura em que os vencedores liam as suas quadras inspiradas nas tradições pascais são-brasenses.

Já no átrio do Cineteatro São Brás vai apresentar a exposição “Festa das Tochas Floridas – Procissão de Aleluia” até 31 de Abril.

A Festa das Tochas Floridas é habitualmente organizada em parceria pela Paróquia de São Brás de Alportel, pela Associação Cultural Sambrasense e pelo Município de São Brás de Alportel.

 



Comentários

pub