Loulé vai acolher primeiro laboratório colaborativo de turismo do país

Projeto pretende apoiar os trabalhadores do setor do turismo

Loulé vai acolher o primeiro Laboratório Colaborativo do Turismo, designado por KIPT (Knowledge to Innovate Professions in Tourism), do país. Esta é uma iniciativa com uma abordagem «inclusiva e conciliadora» que quer melhorar a situação «dos trabalhadores da área do turismo, um dos setores mais atingidos pela pandemia».

Numa ação conjunta com 20 entidades do setor do turismo, Loulé é a única autarquia do país a aliar-se à criação deste Laboratório, que tem financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e surge da Agenda de Investigação e Inovação em Turismo, promovida pela FCT.

É no concelho de Loulé que ficará sedeado este projeto, nas instalações do INOVACENTER – Centro de Competências Tecnológicas, localizado na Área Empresarial de Loulé, em pleno coração de um dos concelhos do país em que as atividades turísticas têm maior peso.

«Apraz-nos registar a presença deste Laboratório no nosso território uma vez que Loulé é, indiscutivelmente, o destino anual de milhares de visitantes, sendo o turismo um setor que emprega uma fatia significativa da nossa população», diz Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

«É aqui que ficará radicado este projeto inovador, que terá um papel determinante no futuro do turismo, mas, sobretudo, será um suporte para os milhares de trabalhadores do setor que vivem dias de grande angústia. É uma viragem na abordagem a problemas antigos, acentuados pela pandemia», acrescenta o autarca.

É que a situação atual dos recursos humanos do turismo, um dos setores mais afetados pela pandemia da COVID-19, com fracas perspetivas de carreira, baixos salários, desequilíbrio entre a vida profissional e familiar, conjugado com o preconceito e a discriminação, a falta de mecanismos de inclusão e equidade deficiente, «carece de soluções urgentes», diz, por sua vez, a Câmara de Loulé, em nota de imprensa.

«A estes problemas, acresce toda a precariedade que a pandemia trouxe ao setor e aos seus trabalhadores e a elevada taxa de desemprego entre estes», acrescenta.

É exatamente neste sentido que a Universidade Europeia e duas dezenas de instituições de investigação, ensino e transferência de tecnologia, empresas e entidades públicas com um papel de destaque na definição de políticas de turismo, propuseram a criação do Laboratório Colaborativo do Turismo, para aproximar as empresas e a academia.

Este novo Laboratório desenvolveu um plano de ação suportado em três cenários que antecipam os estágios de recuperação que o turismo enfrentará num futuro próximo. Numa primeira fase, estão previstas ações de sobrevivência e resiliência, segue-se a recuperação, através de inovação e empreendedorismo e, por fim, a transformação digital do setor.

«Este plano será desenvolvido em torno de três eixos estratégicos de conhecimento, emprego e competitividade sustentável, e cinco áreas de desenvolvimento: informação, formação e educação, carreira e competências, certificação, qualidade e sustentabilidade e inovação e empreendedorismo», segundo a Câmara de Loulé.

O KIPT nasce, assim, por iniciativa da Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia e conta com uma liderança conjunta das entidades parceiras ligadas à ciência, tecnologia e ensino superior, à governação turística, aos sistemas de informação, à certificação, à hotelaria e restauração, à operação, às agências de viagens, à sustentabilidade e à inovação e empreendedorismo.

São elas a Universidade do Algarve, Universidade de Évora, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL, Universidade Lusófona, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Bragança, UNIAUDAX – Centro de Empreendedorismo e Inovação, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Turismo do Centro, Município de Loulé, Algardata, Sistemas Informáticos, SA, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, SGS Portugal, Salvor – Sociedade de Investimentos Hoteleiros, SA., Pestana Hotel Group, Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, SA, HOTI STAR- Portugal Hotéis, SA; Media Invest MITG LDA, Prizmakat Lda, BLue Geo LIghthouse, Lda, Logical Safety S.A e UPSTREAM – Valorização do Território, S.A..

 

 



Comentários

pub