Loulé festeja 25 de Abril com Lídia Jorge, Francisco Fanhais e Manuel Freire

“Liberdade em Tempos de Pandemia” será o tema de uma Assembleia Municipal especial

A Câmara de Loulé vai festejar o 25 de Abril com uma sessão solene da Assembleia Municipal, em que Lídia Jorge será a convidada especial, e com um concerto que juntará em palco dois grandes nomes da música portuguesa: Francisco Fanhais e Manuel Freire.

Para evitar concentrações de pessoas, a sessão da Assembleia Municipal, bem como a cerimónia do hastear da bandeira, em frente aos Paços do Concelho, às 9h00, serão transmitidas em streaming através do Facebook da Câmara Municipal de Loulé.

De resto, a situação epidemiológica que o mundo vive há mais de um ano irá inspirar a sessão solene comemorativa do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Loulé, a partir das 10h00.

“Liberdade em Tempos de Pandemia” é o tema que irá orientar as intervenções dos oradores neste momento – Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, Hugo Nunes, presidente da Assembleia Municipal de Loulé, e os representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal.

A escritora louletana Lídia Jorge, recentemente nomeada Conselheira de Estado, junta-se a esta sessão para uma reflexão sobre esta crise global de saúde pública através de um discurso que poderá ser acompanhado online.

Está previsto ainda um apontamento musical com Catarina Cavaco, jovem cantora louletana.

O programa comemorativo do 47º aniversário do 25 de Abril encerra também com música, desta vez com o espetáculo “Cantar Abril”.

Juntos em palco estarão Francisco Fanhais e Manuel Freire, dois nomes que fazem parte da música de intervenção, artistas que usaram a canção como forma de luta contra o regime. Fanhais, ex-sacerdote, tornou-se uma das vozes mais ativas dos chamados católicos progressistas que combateram a Ditadura; Freire popularizou “Pedra Filosofal”, um dos temas mais belos da música portuguesa com poema de António Gedeão e que tão bem espelha os ideias que estão na génese do 25 de Abril, um hino à liberdade.

Este concerto terá início às 17h00, também com transmissão no Facebook da Autarquia.

A sessão solene da Assembleia Municipal e o concerto de Francisco Fanhais e Manuel Freire não serão abertos ao público.

Além destas iniciativas, haverá já hoje, segunda-feira, 19 de Abril, um concerto de Teresa Salgueiro para dar início às comemorações. Será a partir das 19h00, no Cineteatro Louletano, que, curiosamente, hoje celebra 91 anos de existência.



Comentários

pub