Lagos: Ensemble Vocal Aura dá concerto na Igreja das Freiras

O Ensemble Vocal Aura – EVA – é um ensemble composto só por vozes femininas

A Associação do Grupo Coral de Lagos vai retomar a sua programação presencial com um concerto a 9 de Maio, a partir das 18h30, no Ensemble Vocal Aura, na Igrejas das Freiras. 

O Ensemble Vocal Aura – EVA – é um ensemble composto só por vozes femininas.

«O núcleo do grupo é composto por oito elementos e foi pensado com o intuito de preencher uma lacuna que parece existir, no que diz respeito à interpretação de repertório para coro feminino», diz a Associação do Grupo Coral de Lagos.

«A criação do ensemble foi pensada e concebida no início de 2020. No entanto, face à pandemia de Covid-19 e ao estado de emergência daí decorrente, a reunião física dos seus elementos só foi possível em Setembro, tendo o projeto sido desenvolvido inicialmente através de apresentação online, em formato coro virtual», acrescenta.

A diretora artística do EVA é a lacobrigense Inês Tavares Lopes. Trabalhou já com todas as cantoras enquanto maestrina, tendo escolhido os elementos do grupo pelas suas características de acordo com a orientação e conceito do projeto.

Adicionalmente, os elementos integrantes do grupo cantam em conjunto noutros agrupamentos como o Coro Gulbenkian, Officium Ensemble, Voces Caelestes, Ensemble MPMP, Coro Ricercare e Nova Era Vocal Ensemble.

“Saecula per infinita saeculorum”, título do programa a interpretar, é um programa de ambientes diversos. Com uma variedade imensa, desde o século XI ao século XXI, que, viajando pela escrita de compositores europeus, incluindo três peças de compositores portugueses (Carlos Gracia, Eurico Carrapatoso e Alfredo Teixeira).

Duas das peças mais emblemáticas do programa são o “Ave Generosa”, de Hildegarda de Bingen, e “Ikon of St Hilda”, de John Tavener.

Comentários

pub