Já começaram as obras de centro dedicado ao antigo Salva-vidas de Alvor

Intervenção vai custar 312 mil euros

Foto: Câmara de Portimão

As obras do futuro Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor, que permitirão a instalação neste espaço de um núcleo museológico dedicado à história deste equipamento e à tradição piscatória da comunidade local, já estão a decorrer.

A intervenção, orçada em 312 mil euros, consiste «na recuperação da antiga Estação do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), bem como da embarcação salva-vidas “Alvor”, que aí iniciou atividade em 1933», segundo a Câmara de Portimão, responsável pela obra.

O Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor «consiste num projeto museológico, acompanhado pelo Museu de Portimão, que se encontra a desenvolver a investigação e a produzir os conteúdos e discurso expositivo».

«Um dos principais pontos de interesse do futuro Centro Interpretativo, que constituirá um forte ponto de atração turística também na época baixa, vai ser o antigo salva-vidas “Alvor”, de grande importância para os pescadores da terra, com recurso à gravação de testemunhos na primeira pessoa de antigos tripulantes desta embarcação afeta ao ISN e seus familiares, os quais poderão ser escutados pelos visitantes», explicou a autarquia.

Para além da componente histórica que fará parte do seu interior, «a requalificação agora iniciada respeitará as caraterísticas originais do edifício e envolvente ribeirinha, onde existe ainda a antiga rampa e carris de varagem do salva-vidas».

Entre outras intervenções, «e para além do tratamento e renovação do exterior, as obras preveem a preservação das coberturas existentes, a remodelação e reformulação das instalações sanitárias, redes de água e esgotos, instalação elétrica e a implantação de condições de segurança contra risco de incêndio e a correção do comportamento térmico e acústico do edifício».

O projeto representa, «por um lado, a continuação natural do trabalho do Museu de Portimão em prol do património, assente nas vivências das comunidades do município, nomeadamente a oportunidade de aprofundar e transmitir mais conhecimento sobre a vocação marítima e piscatória», e, por outro, «está diretamente relacionado com uma velha aspiração dos alvorenses, no sentido de ser recuperada aquela infraestrutura de busca e salvamento, inativa há cerca de 40 anos».

Para possibilitar a recuperação deste emblemático edifício, a Câmara de Portimão assinou em 2017 um protocolo de cooperação com o Ministério da Defesa Nacional, «para a manutenção da casa abrigo da ex-estação salva-vidas de Alvor, possibilitando à autarquia a gestão, conservação e manutenção do espaço para instalação do projeto museológico que agora começa a ganhar forma».

A obra de recuperação da casa abrigo, iniciada neste mês de Abril, marca uma importante etapa na concretização deste projeto apoiado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve, através do PADRE – Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos.

 

Fotos: Câmara de Portimão

 

 



Comentários

pub